Witzel anuncia criação de São Gonçalo Presente

Pedro Conforte –

Durante uma reunião com vereadores de São Gonçalo, o governador Wilson Witzel afirmou duas medidas de segurança pública para a cidade: a criação do São Gonçalo Presente e aumentar o efetivo do 7º BPM (São Gonçalo) para 2 mil policiais militares. O encontro aconteceu na última sexta-feira e foi para entregar ao governador a Medalha Legislativa Joaquim Lavoura, a maior honraria concedida pelo Legislativo Municipal de São Gonçalo a uma autoridade.

Durante o encontro, Witzel disse que pretende empregar pessoas que saíram do serviço militar. “Segurança Presente para atender o comércio local e gerar emprego para as pessoas que saem do serviço militar em busca de colocação no mercado na área de segurança”, esclareceu o governador. Apesar da declaração, o Governo do Estado disse em nota não ter informações mais detalhadas sobre o projeto.

Além disso, o governador se comprometeu em aumentar o efetivo do 7º BPM até chegar em 2 mil homens. Atualmente, o Batalhão possui cerca de 900 policiais em atuação na cidade, que conta com 92 bairros. Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Polícia Militar não havia informado quais serão as medidas para se chegar a 2 mil policiais em São Gonçalo. Vale lembrar que a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de um policial para cada 450 habitantes, levando em consideração que a cidade, que tem uma população estimada em 1.077.687 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ideal para São Gonçalo seriam 2.394 policias patrulhando as vias do município.

Na semana passada, 95 novos militares chegaram à cidade. O 7º BPM foi a unidade que mais recebeu agentes nesta primeira leva de 300 formandos. Em janeiro deste ano, Witzel prometeu, durante uma entrevista coletiva, o reforço de 300 policiais para o 7º BPM. Na ocasião, ele disse que pretendia deslocar os 300 policiais para que possa melhorar a capacidade da polícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *