Witzel abre mais de 20 pontos de vantagem sobre Paes

Wellington Serrano –

O Instituto Datafolha divulgou ontem o resultado de sua primeira pesquisa sobre o 2º turno da eleição para governador no Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado na quarta-feira e ontem e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 1.486 eleitores.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Wilson Witzel (PSC) tem 61% e Eduardo Paes (DEM) 39%. Para calcular os votos válidos, foram excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, quando são incluídos os votos dos entrevistados que ainda não definiram seus votos, os resultados foram os seguintes: Wilson Witzel (PSC) aparece com 50% e Eduardo Paes (DEM) com 33%. Brancos e nulos somaram 11% e os indecisos, 6%.

A pesquisa acontece um dia após o Instituto Ibope divulgar também o resultado de sua primeira pesquisa sobre o segundo turno e revelou aumento de 1% do candidato do PSC abrindo assim uma diferença de 22% para o candidato do DEM. O levantamento da pesquisa Ibope foi realizado entre segunda e quarta-feira e também tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Wilson Witzel (PSC) com 60% e Eduardo Paes (DEM) com 40%. Nos votos, os resultados foram os seguintes: Witzel (PSC) com 51% e Paes com 34%. Em branco/nulo: 9%. Não sabe: 5%

REJEIÇÃO
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. Sobre Eduardo Paes — Com certeza votaria nele para governador – 21%; Poderia votar nele para governador – 18%; Não votaria nele de jeito nenhum – 48%; Não o conhece o suficiente para opinar – 11%; Não sabem ou preferem não opinar – 2%. Sobre Witzel — Com certeza votaria nele para governador – 40%; Poderia votar nele para governador – 14%; Não votaria nele de jeito nenhum – 18%; Não o conhece o suficiente para opinar – 26%; Não sabem ou preferem não opinar – 2%.

Na pesquisa Datafolha foram ouvidos 1.486 eleitores, enquanto a do Ibope ouviu 1.512 eleitores em 43 municípios. A primeira teve o registro no TRE: RJ-05090/2018 e a segunda teve o registro no TSE: BR-01312/2018 e no TRE: RJ-04021/2018. Os contratantes da pesquisa foram a TV Globo e Editora Globo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *