Voluntários podem ajudar no reflorestamento do Parnit nesta quinta-feira

Moradores de Niterói que curtem o meio ambiente e querem ajudar a preservar o ecossistema da cidade podem participar como voluntários de um dos principais projetos de reflorestamento do município: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs) realiza nesta quinta-feira (31), o plantio e reintrodução da palmeira juçara na área do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), uma das principais Unidades de Conservação da Cidade.

Os voluntários podem se inscrever através da página da secretaria. O ponto de encontro é na sede do Parnit, no Parque da Cidade, às 8 horas, quando as equipes serão distribuídas. Serão 86 hectares de mata reflorestada, somente no Parnit com a reintrodução da espécie. Os frutos da juçara servem de alimento para mais de 70 espécies de animais, entre aves, mamíferos e lagartos.

O replantio faz parte projeto de restauração ecológica da Mata Atlântica. Niterói foi o primeiro e único município brasileiro, até o momento, a conseguir uma verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido (não reembolsável) para aplicação em recuperação do meio ambiente. O investimento é de R$ 3 milhões em vários pontos da cidade. Serão 203,1 hectares reflorestados com vegetação Nativa.

“Estamos dando início ao maior projeto de replantio já feito na cidade. É um projeto histórico na cidade e de extrema relevância para nosso ecossistema. A participação de voluntários é de extrema importância”, disse Eurico Toledo, secretário de Meio Ambiente de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =