Vital Brazil recebe mutirão contra Aedes neste sábado

Cerca de 30 agentes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói realizam, na manhã deste sábado (12), mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A ação no bairro Vital Brazil, na Zona Sul da cidade, terá ponto de encontro ao lado da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, às 8h30. A Prefeitura de Niterói vem intensificando, desde o começo do verão, período de maior incidência de doenças causadas pelo Aedes aegypti, as ações de combate ao mosquito no município.

Além dos imóveis, os agentes irão percorrer as ruas e canteiros vistoriando possíveis focos do mosquito e orientando a população. Segundo o chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, no verão, a atenção tem que ser redobrada.

“Além da atenção com as chuvas, o cuidado deve ser redobrado nas caixas d’água. É essencial que elas estejam tampadas ou com tela mosquiteira. A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, combater os criadouros do Aedes, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos”, explica Francisco, recomendando que as pessoas tirem um dia da semana para verificar a presença de focos em suas casas.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *