Viradouro e Morro da União terão obras de infraestrutura

A Prefeitura de Niterói vai construir no início do ano uma Plataforma Urbana Digital na comunidade do Viradouro, em Santa Rosa. O equipamento será o quarto aberto na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves no início da tarde de ontem durante a solenidade de lançamento dos editais das obras de urbanização e infraestrutura no Viradouro e no Morro da União. Serão investidos R$ 40 milhões em obras nas duas comunidades, que incluem, além da Plataforma Digital, drenagem e pavimentação de todas as ruas, a construção de equipamentos de cultura, esporte e lazer, contenção de encostas e reflorestamento.

“São investimentos em obras de urbanização que vão transformar a vida das dos moradores com toda certeza. Incluímos projetos de educação, cultura, esporte e lazer, com foco na juventude, porque temos certeza de que dando essas opções para os jovens dessa região a gente vai ter uma Viradouro e um Morro da União melhores”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

No local onde hoje existe um campo de futebol degradado, conhecido como Campo dos Padres, a prefeitura vai construir um complexo esportivo que inclui campo de futebol com grama sintética, quadra poliesportiva coberta, vestiários, área de lazer com brinquedos para crianças e academia da terceira idade.

Todas as ruas das duas comunidades receberão pavimentação nova. Nos principais acessos, as vias serão asfaltadas. As ruas internas, o piso será de concreto ou de lajota. As escadarias de acesso à parte alta das comunidades serão totalmente reformadas, receberão degraus novos e corrimão, além de paisagismo. As duas comunidades serão as primeiras e terem iluminação de LED. Em vários pontos, a prefeitura vai promover obras de contenção de encostas para garantir maior segurança aos moradores.

Efigênia da Silva, de 74 anos, mora há 57 no Morro da União e preside a associação de moradores. Ela contou que criou os filhos e os netos no local e ficou muito emocionada com o anúncio das obras.

“Essa obra vai ser muito importante pra gente, para nossa comunidade. As nossas crianças não têm um parquinho para brincar, e os jovens não têm opções de esporte e estudos. Nós estávamos esquecidos, mas agora estamos recebendo esse presente. Todas as melhorais que nós temos na comunidade tinham sido feitas por nós, moradores”, disse.

O presidente da Associação de Moradores do Viradouro, Paulo Lourenço, de 66 anos, mora no local desde que nasceu. Ele disse que criou na comunidade o filho, netos e bisnetos e sempre lutou por melhorias.

“Esse projeto é maravilhoso. Vai melhorar muito a comunidade, em todos os sentidos. Além de resolver os problemas estruturais, dará opções para os jovens com lazer e cursos profissionalizantes, dando a eles um novo horizonte, destacou.

A primeira-dama, Fernanda Sixel, o deputado estadual Paulo Bagueira e os secretários municipais, Axel Grael (Seplag), Giovanna Victer (Fazenda), Dayse Monassa (Seconser) e Maria Célia (Executiva/Saúde) também participaram da solenidade, que teve ainda a presença de outros líderes comunitários e vereadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *