Vídeo: Veleiro está à deriva em Itapuca

Um veleiro, com nome Full Time, está à deriva na altura da Pedra de Itapuca, entre a Praia de Icaraí das Flechas, no bairro do Ingá. A embarcação chama atenção de quem passa pelo calçadão desde as primeiras horas dessa quinta-feira (12).

O barco está entre as rochas, local muito conhecido por quem surfa em dias de ressaca, e o vau de velas alcança o calçadão.

Fotos: Raquel Morais

A embarcação se soltou durante a madrugada e estava ancorada na Urca. Ninguém ficou ferido e não tinha ninguém no barco quando ele se desprendeu do cais. O casco está quebrado pois bateu em muitas pedras até chegar em Niterói.

A Guarda Ambiental de Niterói está no calçadão preservando o local. “Estamos vigiando a nossa competência territorial e isolamos parte do calçadão para evitar acidentes dos pedestres que estão vendo a embarcação. Muitas pessoas param e tiram fotos e isso pode distrair e a acontecer algo pior”, contou o guarda ambiental Pablo Frazão.

Guarda ambiental Pablo Frazão

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) informou que realizou a identificação da mesma tão logo teve ciência do ocorrido, bem como contatou o proprietário para que proceda com a retirada da embarcação do local. A equipe de Inspeção Naval da CPRJ fará o acompanhamento de todo o procedimento, garantindo a manutenção das condições da segurança da navegação.

A Marinha do Brasil (MB) acrescenta ainda que a CPRJ fiscaliza e ordena, diariamente, o tráfego aquaviário nas águas interiores e no litoral do Rio de Janeiro, a fim de garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental provocada por embarcações, conforme previsto na Lei n° 9.537/97 (LESTA) e no seu regulamento, Decreto n° 2.596/1998 (RLESTA), que estabelecem as atribuições e competências da Autoridade Marítima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.