Vídeo: Primeira idosa é vacinada contra a Covid-19 em Niterói

Raquel Morais e Vítor d’Avila

A primeira pessoa vacinada em Niterói foi uma idosa que vive em uma instituição de longa permanência no bairro do Ingá, Zona Sul da cidade cidade. Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19 na manhã dessa terça-feira (19) e após a aplicação a equipe que acompanhou a imunização aplaudiu o feito.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, todos os habitantes da instituição também foram vacinados, mas o nome da casa de repouso não foi divulgado. Niterói recebeu 11.620 doses da vacina que nesse primeiro momento será destinada os profissionais de saúde, pública e privada, e idosos que vivem nas aproximadamente 40 instituições de longa permanência, como casas de repouso por exemplo. A segunda remessa de doses, com mais 11.620, deve chegar à cidade em até 28 dias.

Em evento realizado horas depois, no Hospital Oceânico, que marcou a vacinação da primeira profissional de saúde, o prefeito Axel Grael (PDT) explicou sobre a logística de distribuição das doses. Ele informou que Niterói segue o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, órgão responsável por disponibilizar as doses para todo o país. Isto será crucial para determinar o ritmo da campanha na cidade.

“O ritmo de atendimento de grupos sociais diferentes depende de quantas doses vamos receber. Inicialmente foi feito um contato com o Butantan e tínhamos solicitado um milhão e cem mil doses que era o quantitativo para garantir toda a população de Niterói. Hoje temos o Ministério da Saúde retomando sua liderança do processo, que deveria ter sido desde o início, e estamos participando desse programa Nacional de Imunização”, destacou.

A primeira profissional de saúde escolhida foi a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos. Ela trabalha na linha de frente do Hospital Municipal Oceânico de Niterói, na Região Oceânica, é moradora do bairro de Várzea das Moças, e tem 11 anos de experiência na área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =