Vereadores de Niterói não chegam a consenso sobre comissões

Anderson Carvalho

Após reunião de mais de uma hora nesta terça-feira (14) no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Niterói, os vereadores não chegaram a um consenso sobre quem irá presidir as 16 comissões permanentes da Casa. Os parlamentares vão continuar conversando durante a semana para decidir a questão e, caso não cheguem a um acordo, deverá haver uma votação na sessão plenária de amanhã ou do próximo dia 21, às 17 horas.

“Vamos continuar conversando até esgotar as possibilidades de diálogo e entendimento, como é nossa tradição. A outra alternativa é decidir pelo voto, onde a maioria vence, mas trabalharemos até o máximo para que o senso comum prevaleça”, disse o presidente Paulo Bagueira (SD).

A reunião foi tensa, com discussão entre os vereadores Talíria Petrone (PSOL) e Carlos Jordy (PSC), que disputam a presidência da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente. A intenção inicial era que houvesse uma votação na hora, mas a psolista lembrou o regimento interno da Casa, que determinava que em casos como esse, a definição seria na sessão seguinte após a instalação dos trabalhos do Legislativo.

Outra disputa é pelo comando da Comissão de Saúde e de Bem Estar Social, pelo atual presidente, Paulo Eduardo Gomes (PSOL), e o médico Paulo Velasco (PT do B). A de Educação é disputada pelo veterano Paulo Henrique e o estreante Sandro Araújo (ambos do PPS). Bruno Lessa (PSDB) e Beto da Pipa (PMDB) brigam pela de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, que até o ano passado era comandada por Henrique Vieira (PSOL), que não se reelegeu. Definida apenas está a de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, com Leonardo Giordano (PC do B).

O prefeito Rodrigo Neves (PV) confirmou presença na abertura da sessão, às 17 horas desta quarta-feira (15), para a leitura da mensagem de boas-vindas, balanço do primeiro mandato e metas para este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − seis =