Verão menos quente, mas com muita chuva

Aline Balbino

Começa nesta quarta-feira (21) a mais esperada estação do ano. Diferente de todo ano, o verão será menos quente que nos anos anteriores, mas com muitas tempestades. De acordo com o Climatempo, frentes frias serão comuns durante a estação, o que equilibrará com os dias tórridos. Em janeiro, a chuva deverá se espalhar por quase todas as regiões do país.

Em fevereiro, a chuva fica irregular e o sol predomina no Sudeste, ou seja, pode haver veranico (período mais seco do que o normal). Há possibilidade de ressacas no mar. Em março as temperaturas ficarão mais baixas. Para esse Natal, a véspera de Natal será marcada por muito sol e calor na região. Vai dar praia quase o dia todo.

“O verão começa com La Niña fraca, mas ela termina ao longo da estação. Não teremos longos períodos secos nem extremamente quentes. Em média, vai fazer menos calor do que nos dois últimos verões. Há grandes riscos de deslizamentos de terra nas áreas de serra e encostas do Sudeste. Isso devido ao fato de que a chuva já começou forte na primavera e o solo já está bastante encharcado”, disse a meteorologista Joselia Pegorim.

Apesar dos dias mais amenos, a estação com temperaturas elevadas traz à tona a preocupação com o cuidado com a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil e no mundo, o câncer da pele. Usar chapéus, camisetas e protetores solares e evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h (horário de verão) são algumas das dicas dadas pelos especialistas. É importante ter a consciência que o filtro solar não é, de forma nenhuma, um passaporte para a exposição indiscriminada ao sol.

A fisioterapeuta Patrícia de Brito, de 37 anos, deu um passeio com a pequena Helena na Praia de Icaraí e no lugar de refrigerantes preferiu dar água de coco. “Acho muito mais saudável. Ainda mais para criança”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − um =