Verão fora de época e lucrativo

Anderson Carvalho –

Os niteroienses estão tendo neste final de inverno uma prévia do que poderá ser o verão, a partir de dezembro. No último fim de semana, as praias ficaram cheias, seja na Região Oceânica ou na Zona Sul. Nesta quarta-feira (12), na Praia de Icaraí, mesmo sendo um dia útil, várias pessoas aproveitaram para pegar um bronzeado ou caminhar no calçadão. Bom para os quiosques e os vendedores ambulantes, que viram o faturamento aumentar.

O quiosqueiro Pedro Campos, que vende água de coco e salgados na praia, ficou feliz com o aumento no movimento. “Aumentou em 20%. Há muito tempo não vendia tanta água de coco. Com este sol, as pessoas saem de casa para tirar a ferrugem. Até os cães vêm aqui em busca de água”, comemorou o comerciante.

Para o vendedor de sorvete e biscoito de polvilho Sílvio Vieira, de 78 anos e 40 trabalhando na praia, o sol veio como uma tábua de salvação. “O faturamento estava muito ruim. As pessoas estão sem dinheiro. Com este calor, no último fim de semana vendi bastante sorvete. Deu para ajudar em casa. Faturei seiscentos reais em dois dias”, contou.

O calor vai durar mais alguns dias. De acordo com a meteorologista do Instituto Climatempo, Josélia Pegorim, o calor na região está associado à forte massa de ar seco e quente que predomina há alguns dias sobre o Sudeste do Brasil e funciona como um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias. Sem nebulosidade e umidade, o calor aumenta e o tempo vai ficando cada vez mais seco. Pelo menos até o dia 22 de setembro não há expectativa de chuva para a região e a massa de ar seco e quente ainda irá predominar. É considerado comum que as temperaturas se elevem no fim do inverno.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início do inverno, em 21 de junho, a maior temperatura registrada na cidade do Rio de Janeiro foi de 37,4ºC em 9 de agosto, na estação meteorológica de Santa Cruz. O Rio de Janeiro vai continuar bem quente nos próximos dias e até o fim da semana a temperatura poderá se aproximar novamente da marca de 37ºC, segundo estimativa dos meteorologistas da Climatempo.

Na tarde de quarta, o termômetro na Praia de Icaraí registrava 27º C à sombra e no Centro, 32ºC. Para esta quinta-feira (13), a máxima prevista é de 31ºC e a mínima, 17ºC. Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. Amanhã, a máxima prevista é de 33ºC e a mínima, 17ºC. Na sexta-feira, a temperatura máxima sobe a 15ºC e a mínima, a 19ºC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezesseis =