Vendas online crescem em disparado e comerciantes devem se adaptar para essa tendência

Raquel Morais

Um levantamento feito pela Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, apontou o crescimento nas vendas no e-commerce no Dia dos Namorados de 5,1%. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL-Niterói) e especialistas em finanças confirmaram o interesse dos clientes nas vendas onlines, seja pela comodidade e pela diferença de preço.

Segundo a pesquisa a data dos apaixonados rendeu R$ 1,71 bilhão de vendas em todo o Brasil, com cerca de 4 milhões de pedidos, que também registrou aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo nota. “O brasileiro opta pela compra online pela comodidade, insegurança de trafegar nas grandes cidades e possibilidade de pesquisa de preço com fornecedores. As vezes os preços nos sites são mais baixos e parcelamentos maiores do que em lojas físicas”, pontuou o Alexandre Prado, especialista em finanças.

Luis Vieira, vice-presidente da CDL-Niterói, ressaltou a importância do empresário se inteirar nessa nova forma de compra. “O comerciante percebeu que se ele não se modernizar e se não estiver na mídia social, a comercialização tende ter desvalorização, quando comparado com outros empresários. O ideal seriam ter as duas formas de vendas, por exemplo, os segmentos de roupas e calçados, que as pessoas gostam de experimentar. Isso iria aumentar as possibilidades de vendas”, reforçou.

Já a Coach em Finanças Diana Reis apontou a geração atual que é muito conectada e está influenciando, diretamente, nessa mudança do perfil de compras e vendas. “Hoje uma loja que oferece comodidade e que entrega em casa, por exemplo, tem uma preferência maior pela loja que não tem isso. Já na internet a comodidade é um grande atrativo. Além de redução de preços por menos impostos, custos de aluguel e outras questões. É uma troca de geração e essa que está vindo vê esse comportamento como comum e o empresário tem que se adaptar”, frisou.

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