Vencedores do Prix Photo Web na Aliança Francesa

A Aliança Francesa Niterói inaugurou a exposição de fotografias dos vencedores do Prix Photo Web 2017. O concurso é organizado pela Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e chegou a sétima edição com o tema “Família(s)”. O público poderá conferir na Galeria 52, até 11 de agosto, as imagens premiadas do primeiro colocado, Gustavo Pereira, de Brasília.

Ele exibe em sua série “O Parto”, um olhar íntimo, que engrandece a gravidez e o nascimento, dando uma dimensão universal ao tema. “Esse ensaio acompanha os meses que antecederam a chegada de nossa primeira filha, Violeta. Da descoberta de uma gravidez inesperada até o parto realizado em nosso próprio apartamento”, relata o fotógrafo, que ganhou uma viagem com acompanhante a Paris, oferecida pela Aliança Francesa, com apoio da Air France.

A mostra contará, também, com apresentação da série “O Quilombo”, de Kauhan Teixeira de Almeida. Ele recebeu menção honrosa no concurso com o trabalho, que retrata a vida de uma família quilombola.

“Realizei esse projeto no bairro do Quilombo, em minha cidade, São Bento do Sapucaí (SP). São imagens de uma família do bairro que mantém até hoje a tradição do Congado, típica dança em referência ao rei do congo. Dona Luzia, que mostro nas imagens, é descendente de escravos e cria sua família com muita dificuldade, mas com alegria. Típica família brasileira”, observa Kauhan.

O Prix Photo Web Aliança Francesa tem como objetivo valorizar propostas audaciosas, originais ou até experimentais de fotógrafos não profissionais, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. Entre as personalidades que compuseram o júri oficial desta edição estão Eugênio Sávio, fotógrafo e presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Ioana Mello, Coordenadora de Exposições do FotoRio; Vincent Rosenblatt, fotojornalista francês; João Kulcsár, professor, fotógrafo e coordenador de fotografia no Senac; e Walter Firmo, fotógrafo, jornalista e professor.

A mostra pode ser visitada até 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30min, e aos sábados, das 9h às 12h. A Aliança Francesa Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52 (2ª andar) em Icaraí. Mais informações pelo telefone (21) 2610-3966.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − sete =