Vem aí o novo Cinema Icaraí!

Falta pouco para o famoso Cinema Icaraí ser revitalizado, voltar a receber público e novamente retomar o seu espaço como equipamento cultural de Niterói. Hoje (12), o escritor e pesquisador, André Diniz, secretário municipal de Ações Estratégicas, que já foi presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN) e também já atuou como vereador na cidade, informou que a licitação do Cinema será feita ainda no primeiro semestre de 2022.

Projeto de como seria o novo Cinema Icaraí

“Acertando os últimos ponteiros com a Universidade Federal Fluminense e os projetistas para licitação do Cinema Icarai no primeiro semestre de 2022! Agradecendo Leonardo Guelman e Paulo César da EMUSA”, escreveu André em sua rede social.

Fotos: Reprodução Rede Social André Diniz

No próximo dia 20 de janeiro, completa 77 anos que o cinema abriu as portas pela primeira vez, com 866 lugares exibindo o filme “A Canção do Deserto”, com Dennis Morgan e Irene Manning. E em 2006 encerrou suas atividades, quando era gerido pelo grupo Severiano Ribeiro. Em 2011, o prédio foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da UFF. Para a reabertura do espaço, o MEC liberou R$ 1 milhão para a universidade.

“A nova estrutura também será a sede da Orquestra Sinfônica da Universidade. O projeto para a reforma está aprovado no Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e em processo de aprovação no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). Para a conclusão da aprovação estadual é solicitado um projeto de restauração, devido aos detalhes e cuidados patrimoniais necessários. Este projeto será entregue para que as obras se iniciem já em janeiro de 2022”, declarou Antonio Claudio Nóbrega, reitor da UFF, em seu Facebook.

Fotos: Reprodução Rede Social André Diniz

Pelo projeto inicial, o Cine Icaraí terá uma sala de espetáculos (teatro, shows e apresentações de orquestras) com 300 lugares. Esse espaço também poderá ser usado como sala de cinema, aumentando sua capacidade para 400 espectadores. O local vai abrigar ainda outras duas salas de projeção, com capacidades para 160 lugares e 58 lugares respectivamente, e um espaço para quatro restaurantes e vista panorâmica para a Praia de Icaraí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.