Veja quem é quem na crise política e militar na Turquia

A tentativa de golpe militar na Turquia, que teve início no fim da tarde desta sexta-feira (15), no horário de Brasília, gerou horas de tensão em várias regiões do país. O governo negou que o golpe foi bem sucedido e trocou acusações sobre quem estaria por trás da iniciativa de remover do poder o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), entre eles o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, uma das principais vozes da oposição. Simpatizantes de Gülen negaram seu envolvimento.
Veja abaixo quem é quem na crise política e militar da Turquia.

Muhammed Fethullah Gülen, fundador do Movimento Gülen
Escritor, político e um antigo imã, o clérigo Ferhullah Gülen, de 75 anos, segue uma linha moderada do islamismo, aberta a aceitar conceitos científicos e ao diálogo com outras religiões.
Presidente turco Tayyip Erdogan (esq.) declarou luta contra ‘estado paralelo’, que seria liderado pelo clérigo muçulmano Fethullah Gulen (dir.), que vive nos Estados Unidos (Foto: REUTERS/Umit Bektas/AP Photo/Selahattin Sevi)

O presidente turco Tayyip Erdogan (esq.) e o clérigo muçulmano Fethullah Gulen (dir.), que vive nos Estados Unidos (Foto: REUTERS/Umit Bektas/AP Photo/Selahattin Sevi)
Ele é atualmente a principal voz internacional da oposição ao governo de Recep Tayyip Erdogan, mas, até 2013, era um dos aliados do presidente turco. A aliança entre os dois foi desfeita depois que um escândalo de corrupção atingiu o governo, e Erdogan o acusou de estar por trás das denúncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dezenove =