Veja como será a retomada das atividades em Niterói. Restaurantes e universidades voltam em junho

Como A TRIBUNA antecipou na quarta-feira, Niterói iniciará um afrouxamento nas medidas restritivas a partir da próxima quinta-feira, dia 21. O plano de retomada ao chamado “ novo normal”, prevê um sistema de sinalização de cores que vai orientar todas as tomadas de decisão sobre o que poderá ou não funcionar e a instalação de espaços de drive-in, um no Caminho Niemeyer (com sessão já no dia 23); e outro ao lado do Clube Naval, em Charitas. Veja abaixo o que significará cada cor:


PRETO: indica descontrole total da epidemia;
VERMELHO: situação muito grave
LARANJA: atenção máxima da epidemia
AMARELO, situação de alerta.
VERDE: Volta à normalidade, mas esta cor não entrou no planejamento, pois só será possível quando houver uma vacina que possa imunizar a população.


Na quinta-feira, a cidade sairá do estágio vermelho para o laranja. Com isso as seguintes atividades poderão fucionar: Estão autorizados a reabrir na quinta-feira lojas de construção, mecânicas, lojas de bicicletas, construção civil, serviços médicos (incluindo fisioterapia) e odontológicos, repartições públicas, concessionárias de automóveis, salões de beleza (obedecendo taxa de ocupação de 50%), lojas de colchão, óticas.

A prefeitura diz que esta retomada gradual está sendo possível, graças ao isolamento social implantado até agora. E que pode haver uma evolução ou regressão e voltar a ter medidas mais restritivas, de acordo com o comportamento da doença na cidade. Não há um prazo para mudança de etapas (cores), mas a previsão de entrada no estágio amarelo é já no mês de junho.

Veja como deverá ser o cronograma de abertura:

JUNHO

Neste mês, estão previstas a reabertura de parques e praças e a volta às aulas, inclusive de universidades (após o dia 15).
Centros comerciais, bares e restaurantes também devem reabrir nessa etapa, mas obedecendo protocolos de distanciamento e higiene. Os shoppings, devem reabrir uma semana após os centros comerciais. Haverá ao menos 40 regras que serão adotadas de acordo com o tipo de atividade. Como respeitar taxa de ocupação de acordo com o tamanho do imóvel, distanciamento entre pessoas e ter alcool gel à disposição dos clientes.

JULHO

A abordagem a táxis e carros de aplicativo de outros municípios, assim com a frota reduzida de ônibus intermunicipais deverá terminar neste mês.

SETEMBRO

Se os índices da doença estiverem controlados, haverá a possiblidade de reabertura dos cinemas e teatros, com regras rígidas.

Ainda não foi definida uma data para abertura de academias e o uso de máscaras será obrigatória em todos os espaços públicos com aplicação de multas a quem não usar.

O plano completo será apresentado pelo município na próxima terça feira. Ainda faltam alguns detalhes a serem discutidos e reuniões estarão sendo feitas hoje e amanhã, para concluir todo o planejamento.

Bloqueio aos acessos
Os pontos de bloqueio na entrada da cidade continuarão a funcionar por tempo indeterminado.

9 comentários em “Veja como será a retomada das atividades em Niterói. Restaurantes e universidades voltam em junho

  • 17 de maio de 2020 em 16:38
    Permalink

    Gratuidade nos transportes para os alunos será ó correto,caso realmente o isolamento acabe mesmo,visto que os cartões foram desabilitados para quê os alunos se mantivessem isolados e voltando as aulas até se normaliza vai demorar um pouco, a renovação será muito bem vinda independente se retomar a normalidade agora ou não, dessa forma se manterá garantida a matrícula, mais ó quê eu desejo do fundo do meu coração é que realmente tudo acabe bem,e que possamos guarda em mente, que realmente não existe mal que dure para sempre,mas que passamos aprender que a vida é muito curta para perdemos tempo com coisas tão fúteis,como a não aceitação a diferença em todos os sentidos, fiquem bem e cuidem se.nu

    Resposta
  • 17 de maio de 2020 em 16:51
    Permalink

    Parabéns, prefeito e sua equipe vcs estao certissimos.

    Resposta
    • 21 de maio de 2020 em 16:23
      Permalink

      Concordo plenamente!
      As medidas tomadas em Niterói, são de grande responsabilidade com a população, apesar de queda da economia. Porém, melhor queda na economia do que mais mortes.
      Parabéns, Prefeito e a toda excelente equipe de apoio.

      Resposta
  • 17 de maio de 2020 em 17:20
    Permalink

    Infelizmente está flexibilizando demais! Devia ter mais cautela. Quanto mais flexibilizar maior será a recaída. Restaurante é um aglomeração desnecessária! Pode muito bem seguir com o delivery por enquanto. Escolas e universidades deveriam ser as últimas, ou, pelo menos fazer rodízio com as turmas para poder ocupar no máximo 50% das salas. É local de muita aglomeração e perigo! Não adianta ir com muita sede ao pote e quebrar o pote!

    Resposta
  • 17 de maio de 2020 em 20:16
    Permalink

    Infelizmente, ainda não é hora para ceder à pressão dos grandes empresários. Devidos às condições caóticas e miseráveis desse país, o pior ainda está por vir.

    Resposta
    • 21 de maio de 2020 em 16:34
      Permalink

      Prezado Senhor,
      Respeitosamente, entenda que o assunto aqui e agora, é a saúde da população de Niterói. Que se ficasse a espera de ajuda econômica da União, talvez, tivesse a população diminuída pela metade. E infelizmente começaria pelas pessoas mais necessitadas.

      Resposta
  • 18 de maio de 2020 em 22:41
    Permalink

    É isso aí temos que voltar às nossas escolas e universidades !! Muito bom

    Resposta
  • 19 de maio de 2020 em 11:56
    Permalink

    Eh melhor prorrogar a quarentena??????
    Mantenham esta prioridade e vamos ter uma crise sem precedentes e até mesmo convulsão social devido ao desemprego e a fome que ja esta acontecendo com milhares de desempregados. Até dia 15 pp ja tinhamos somente em Icaraí mais de 370 CNPJ ENCERRADOS . Aonde estas famílias irão comer???? Eh fácil mandar ficar em.casa quando o salário vem do poder público. E os demais empregados e os informais ?Lembrem que com redução acentuada da receita pública oriunda dos impostos , o salário de servidor público também sera suspenso
    E aí??

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *