Praias de Arraial do Cabo são liberadas após coleta de óleo

A Prainha e as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, foram totalmente liberadas no último fim de semana. Os locais tinham sido isolados na quinta-feira (4) para que fosse feita a retirada do óleo denso que apareceu na água e atingiu também as areias. Os trabalhos de limpeza continuam na região.

Além de Arraial do Cabo, o óleo também atingiu praias de Búzios e o litoral de Cabo Frio.

O secretário de Ambiente de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, informou que uma limpeza de manutenção está sendo realizada porque, com a mudança da maré, pode ser que mais resíduos sejam levados para as praias.

Equipes do ICMBio, Ibama e Petrobras estiveram retirando óleo de uma área de pesca em Arraial, conhecida como Saco do Cherne.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que monitora a situação das praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, afetadas pelo óleo. O objetivo é acompanhar, responder e avaliar a reparação dos danos ambientais.

O Inea, Ibama, Marinha e Ministério Público Federal coletaram material para análise.

Ainda de acordo com o Inea, “as amostras coletadas vão subsidiar as investigações conduzidas pelo Ibama, um dos órgãos responsáveis por atuar no controle destas atividades em alto-mar. A fiscalização e a aplicação de multas ao responsável por esse acidente, após apuração final, caberá ao Ibama”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *