Vacinação de Cabo Frio depende do envio de doses

O secretário de saúde Felipe Fernandes disse que o avanço no calendário de vacinação depende do envio de doses pelo Governo Federal aos estados. O comunicado foi feito durante uma live realizada pela prefeitura de Cabo Frio.

Algumas das principais dúvidas se referiam sobre as datas para a vacinação dos idosos. Muitos internautas questionaram o calendário do Ministério da Saúde no que se refere a vacinação de todos os profissionais de saúde, mesmo aqueles que não são da linha de frente, antes de imunizar os idosos. Felipe explicou que as cidades têm obrigação de seguir o que determina o Governo Federal.

“Estamos muito felizes por finalmente podermos começar a vacinação de nossos idosos. Aguardávamos ansiosos o envio das doses para este grupo. Recebemos poucas, é verdade, apenas 1.690, mas já pudemos iniciar a proteção deles. Peço paciência à população, pois ao município cabe somente a aplicação da vacina, mas o envio das doses é obrigação do Governo Federal. Só podemos avançar com o calendário quando o imunizante estiver na cidade. Mas todos seremos vacinados”, explicou Felipe durante a live.

Com relação à imunização dos idosos acamados, iniciada na última semana, Fernandes esclareceu que os idosos nesta condição que tenham acima de 90 anos devem enviar e-mail para acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br e informar nome completo, a data de nascimento, o número do CPF, telefone e endereço completo com ponto de referência.

Sobre o escalonamento por faixa etária dos idosos, o secretário esclareceu como vai funcionar a divisão estabelecida pelo Ministério da Saúde e citou cada grupo por idade, que são: pessoas de 90 anos ou mais (com prioridade para os acamados); pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos.

Durante a transmissão ao vivo, Felipe disse ainda que não há previsão de chegada de novas doses para o município, mas garantiu aos internautas que assim que a cidade for informada, toda a população também será.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + três =