Vacinação contra covid-19 deve começar na próxima quarta, diz Grael

O prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) informou que a vacinação contra covid-19, em todo o país, deve iniciar, simultaneamente, na próxima quarta-feira (20), às 10h. Ele afirma que a informação foi passada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião por videoconferência com mais de 100 prefeitos, realizada na manhã de hoje.

Grael destaca que Niterói está pronta para iniciar a vacinação. Haverá, na cidade, 54 pontos de vacinação nas unidades de saúde do município, além de drive thru no Caminho Niemeyer.

O início da campanha ainda depende da aprovação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do uso emergencial das vacinas Coronavac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz. O prefeito afirma que o ministro disse que isto acontecerá no domingo (17).

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, que representa cidades acima de 80 mil habitantes, explicou nas suas redes sociais que o objetivo da reunião virtual foi cobrar um posicionamento urgente sobre como e quando se dará a imunização dos brasileiros. De acordo com nota da FNP Donizette falou que as doses serão distribuídas para 5 milhões de brasileiros, devido às particularidades nos intervalos de aplicação da segunda dose. A Astrazeneca tem um intervalo maior de três meses e a Coronavac três semanas.

“Todas as cidades receberão as duas vacinas. Temos que comemorar. Estamos dependendo de duas questões, da aprovação da Anvisa no domingo, temos esperança que seja positiva, e também da logística do voo que é internacional. Se não for na quarta, qualquer problema de logística, ficará na quinta dia 21”, frisou.

Na segunda-feira deverão ser enviadas para os Estados 2 milhões de doses da Astrazeneca e 6 milhões da Coronavac, a serem distribuídas igualmente para todos os municípios (de forma proporcional à população), sem prioridade para capitais.

“Niterói está pronta para iniciar a vacinação, com insumos necessários e equipes preparadas. Haverá 54 pontos de vacinação nas unidades de saúde de nosso município, além de drive thru no Caminho Niemeyer”, afirmou Grael.

Em atualização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 1 =