Vacinação contra a gripe começa dia 24 em Niterói

Geovanne Mendes –

Após o início repentino e o crescimento no número de casos de gripe em 2016, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a campanha nacional de vacinação contra a doença neste ano. Diferente do calendário nacional, a imunização em Niterói começará na próxima segunda-feira para profissionais de saúde do município e vai até o dia 20 de abril. Já a campanha voltada para o restante da população da cidade começará uma semana depois, no dia 24 e vai até o dia 26 de maio. O dia D de Mobilização Nacional acontecerá no dia 13 de maio.

Diferente da vacinação contra a febre amarela, que está em curso no país e em Niterói, a da gripe faz parte do calendário anual de imunização do município, a medicação contra a gripe é mais segura, não tendo praticamente restrições, somente para pessoas com alergia a ovos.

“A grande novidade deste ano é que professores da rede pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas também devem tomar a vacina para se proteger da gripe. Outro grupo que também pode se proteger são as gestantes, as mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica, ou seja, todas as pessoas que tomam algum remédio todo dia para tratar diabete, asma, obesidade, colesterol alto”, informou o Ministério da Saúde.

A imunização estará disponível nas Policlínicas, Unidades Básicas e módulos do Programa Médico de Família da rede municipal de Saúde de Niterói.

Febre Amarela
No período de 1º de janeiro até 7 de abril, o município aplicou 81.360 doses da vacina contra febre amarela. Em nota, a Secretaria municipal de Saúde informou que a vacina contra a febre amarela é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer, pessoas imunodeprimidas, e pessoas que possuem reações alérgicas a ovo de galinha e seus derivados. Pessoas deste grupo só podem ser imunizadas com indicação médica.

Segundo a secretaria, Niterói não está em campanha de vacinação contra a febre amarela e sim intensificou a vacinação que ocorre no município durante todo o ano e solicitou ao Governo do Estado o reforço no envio das doses.

Foram abertas novas salas de imunização nas policlínicas regionais e dois novos pontos de atendimento, em Jurujuba e no Engenho do Mato. Equipes do Programa Médico de Família foram deslocadas para agilizar o trabalho e prestar esclarecimentos nas filas que se formam no início das manhãs. A imunização ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas policlínicas regionais do Centro, Santa Rosa, Itaipu, Fonseca, Largo da Batalha e Engenhoca, na Policlínica Comunitária de Jurujuba e no Médico de Família do Engenho do Mato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =