Vacinação contra a Covid-19 pode começar a qualquer momento em Niterói

“Niterói está pronta para iniciar a vacinação tão logo cheguem as vacinas”. Essa foi a afirmação do secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, nas primeiras horas da manhã dessa segunda-feira (18). A vacinação na cidade pode começar antes do previsto, quarta-feira (20), e essa logística vai depender de quando as vacinas vão chegar na cidade. Isso quer dizer que chegando na segunda ou na terça-feira (19) a imunização do público-alvo será iniciada. A Prefeitura de Niterói afirmou que está definindo quem será a primeira pessoa do município que receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Ainda não se sabe o número de doses que vai chegar para Niterói mas pelos cálculos da secretaria de saúde municipal será algo em torno de 15 a 18 mil doses nesse primeiro lote. “Estamos prontos para começar. Compramos os insumos necessários e a logística está toda montada para que a gente inicie a vacinação. Ainda não é o momento da população buscar as unidades de saúde para se vacinar. Em fevereiro, chegando mais doses, vamos ampliando esse público alvo e assim com calma, tranquilidade e segurança, vamos seguir o programa de vacinação”, reforçou Rodrigo.

“Hoje é um dia histórico. É a vitória da ciência ter, em tempo recorde, vacinas testadas e aprovadas pela Anvisa. Em Niterói, desde o início, baseamos todas as nossas ações na ciência e nas experiências internacionais. Fomos a única cidade do Rio a participar dos testes de fase 3 da Coronavac e sinto que nossa cidade colaborou com esse resultado que mostra eficácia e segurança da vacina. Portanto, estamos em Niterói com toda a logística pronta para iniciar a vacinação. Só aguardamos, ansiosos, a chegada das doses que caberão a Niterói para começar a imunizar nossa população. É um dia para se comemorar, mas também para ter a consciência de que o vírus ainda está em circulação e não podemos relaxar nas nossas medidas de prevenção com distanciamento social, uso de máscaras e a higiene. Vamos vencer essa guerra”, destacou o prefeito Axel Grael.

Os primeiros vacinados nessa 1ª fase serão os idosos em instituições de longa permanência, que totalizam 1500, e profissionais de saúde. Os idosos serão vacinados nas próprias instituições pela equipe volante de imunização e os profissionais de saúde serão vacinados nos ambientes de trabalho; além de 54 pontos de vacinação para esses trabalhadores que não estão em exercício nas unidades que receberam as equipes de imunização.

A cidade de Niterói prorrogou as medidas restritivas de segurança até dia 18 de fevereiro e é importante continuar os cuidados pois a pandemia ainda não acabou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 11 =