Vacina contra Febre Amarela chegará a todo Estado

Raquel Morais

O Ministério da Saúde vai expandir a vacinação contra a febre amarela em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. A medida preventiva partiu da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) e os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá comemoraram a notícia. A perspectiva é que a primeira etapa da imunização tenha três milhões de doses e ao todo serão necessárias cerca de 12 milhões de unidades.

A Prefeitura de Niterói informou que a Fundação Municipal de Saúde entrará em contato oficial com a SES para organizar a imunização na cidade, mas a coordenação de Vigilância em Saúde já se prepara para realização da vacinação. Há mais de uma década não existem registros da doença no município. “O estado do Rio já vem adotando medidas preventivas, como a vacinação da população das cidades que estão próximas às divisas com os estados onde há confirmação de casos, estratégia que vem se mostrando eficiente uma vez que não há nenhum registro de caso da doença em humanos até o momento”, explicou Luiz Antônio Teixeira Júnior, secretário da SES.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe, disse que o pedido ao MS aconteceu após presença de macacos infectados no limite do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, informou a nota. “Nós optamos por fazer uma vacinação programada, responsável, tranquila, para imunizar gradativamente 10 milhões ou 11 milhões de pessoas”, informou. Ainda de acordo com o informe a secretaria espera que 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas por mês, para atingir 90% da cobertura até o fim do ano.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informou em nota que as vacinas são administradas nos cinco Polos Sanitários do município. A pasta está estudando a logística para, caso haja um aumento da demanda, possa vacinar também aos sábados. Já a Secretaria de Saúde de Maricá esclareceu em nota oficial que ainda não foi comunicada pelo Estado sobre a campanha de vacinação contra a febre amarela. A secretaria acrescentou que segue as orientações do Programa de Imunização do Ministério as Saúde e imuniza somente os viajantes que irão para áreas endêmicas. A vacinação acontece todas as terças-feiras, às 13h, no Posto de Saúde Central. A administração municipal da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou também que não foi comunicado oficialmente pela SES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezoito =