V Simpósio de Cidades Inteligentes no Caminho Niemeyer

Com a temática “Cidade inteligente para todos”, será realizado em Niterói, nos dias 30 e 31 deste mês, o V Simpósio Cidades Inteligentes, organizado pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, bem como na cúpula, na R. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói, das 8h às 18hrs.
O evento deste ano traz para o centro do debate as Tecnologias Assistivas como tecnologias possíveis e necessárias para ampliar a autonomia da pessoa com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas idosas. Segundo a União Europeia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. A Organização Mundial de Saúde, com dados de 2011, aponta que 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência. Dessa forma a reflexão que se pretende provocar é como os sistemas de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana podem contribuir para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade, destacadamente as pessoas com deficiência.
A V edição do Simpósio tem a chancela da ONU Habitat, que é a agência da ONU responsável por promover o
desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. A 2ª edição do Circuito Urbano, este ano, tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezesseis =