Utopia será apresentado no Teatro da UFF

O conjunto de Música Antiga da UFF faz, no dia 8 de novembro, às 19h30min, no Teatro da UFF, o espetáculo Utopia (1516-2016) com três músicas sobre Henrique VIII.

Em 2016 comemoram-se os 500 anos do livro Utopia – escrito pelo inglês Thomas Morus que foi advogado e chanceler de Henrique VIII – publicado por Erasmo de Roterdan em 1516. O livro faz críticas à sociedade inglesa do século XVI que viu aumentar a violência urbana devido à disputas por terras para a criação de carneiros e fabricação de lã. Essas disputas acabavam por expulsar os camponeses do campo, fazendo-os ladrões nas cidades.

Rafael Hitlodeu é o personagem criado por Morus para contar sua história. Trata-se de um português que abriu mão de seus bens e se aventurou pelo mundo. Integrou a armada de Américo Vespúcio, conheceu muitos países, conviveu com indígenas, conheceu cidades e nações, terras selvagens, homens e animais selvagens a bordo das naus portuguesas e castelhanas.

Rafael Hitlodeu relata sua experiência na ilha de Utopia, onde vivia uma sociedade democrática em que os cidadãos elegem seus representantes e todos estão sujeitos às leis que eram conhecidas e respeitadas por todos. Em Utopia existe liberdade religiosa, nada é de ninguém e tudo é de todos. O bem-comum é mais precioso do que o bem individual. A guerra é abominada e a caça é tida como loucura. O ouro e outros metais preciosos não têm valor, um dia de trabalho tem seis horas, uma noite de sono tem oito e o resto do tempo é ocupado por cada um como entender.

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí. Mais informações pelo telefone (21) 3674-7515.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 13 =