Usuários do Centro Pop recebem capacitação profissional

Além de investir na inserção social, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop de Itaboraí, também proporciona capacitação profissional aos seus usuários. Na manhã de ontem, os frequentadores participaram de um curso para garçom, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social que está levando conhecimento às pessoas em situação de rua.

A aula foi realizada pelo garçom e gerente Rogério Ribeiro Mendes, que iniciou a capacitação contando sua própria história vivenciada no início da carreira e incentivando os participantes a aproveitar os ensinamentos e buscar oportunidades na área. O curso ainda teve parte prática, com todos os usuários simulando o dia a dia da profissão.

“Quando comecei a trabalhar como garçom passei por muitas dificuldades por falta de conhecimento. E hoje eu estou trazendo esses ensinamentos para vocês, me sinto orgulhoso e feliz de poder ajudar todos vocês a buscarem uma oportunidade de trabalho por isso, trago os segredos da atividade”, disse Rogério.

Referência em Itaboraí no convívio social e no desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito junto à população de rua na cidade, o Centro Pop em parceria com o Governo Federal, é voltado para o atendimento da população de rua do município e atende ao mês cerca de 250 pessoas.

Segundo a coordenadora do Centro Pop, Shirley Citriniti, até o final deste ano estão programadas outras atividades voltadas para capacitação profissional dos usuários do Centro Pop. “Nossa intenção é proporcionar nas pessoas de situação de rua experiências para a geração de autonomia, trabalho e renda”, comentou Shirley.

Em funcionamento desde o ano de 2014, o Centro Pop oferece acolhimento logo que a pessoa em situação de rua chega. Lá os usuários encontram refeições diárias e ainda desfrutam de um espaço para descanso, onde possuem a sua disposição colchonetes, televisão, livros. Os acolhidos ainda podem tomar banho, lavar roupas, participar das oficinas de estudo, com equipe formada por educadores sociais e técnicos. O Centro Pop também oferece aos usuários oficinas de artesanato, palestras orientativas com temas relacionados à saúde e bem-estar.

Localizado no bairro Jardim Imperial, o Centro Pop funciona como um ponto de triagem, com agentes administrativos, assistentes sociais e psicólogos. Os moradores de rua são cadastrados no local e ganham kit de higiene pessoal, podendo tomar banho e se alimentar, tudo gratuitamente. Eles também recebem atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas, visando à reinserção familiar. No local eles também são orientados a providenciar toda documentação e incentivados a buscar uma oportunidade de emprego.

O Centro Pop está localizado na Rua Augusto Moreira, 47, e funciona das 8h às 17h. Ao identificar pessoas nessa situação, qualquer indivíduo pode entrar em contato com o telefone 3639-1548.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =