Usuários de Niterói e São Gonçalo já podem trocar o RioCard

Pedro Conforte –

Menos de cinco minutos. Este é o tempo que se leva para trocar e adquirir o novo Riocard Mais. Desde ontem, os terminais rodoviários de Niterói (Centro) e São Gonçalo (Alcântara) viraram pontos de troca. No próximo dia 17 as estações das Barcas, tanto em Niterói quanto no Rio de Janeiro, também irão virar pontos de troca. Mais de três milhões de usuários terão até 31 de outubro para realizar a mudança. É bom ficar atento, porque neste primeiro momento apenas serão substituídos os cartões expressos de pessoas físicas, como o Bilhete Único Estadual, o Bilhete Único Municipal e temáticos.
Quem passou pelo Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, viu uma pequena fila se formar no entorno da loja do Riocard.

“Tinha visto na imprensa sobre a troca dos cartões, mas não sabia que já tinha um ponto de troca em Niterói. Aproveitei que passei pelo terminal e resolvi trocar, não foram nem cinco minutos. Melhor resolver este problema do que deixar para em cima da hora”, contou o técnico em contabilidade, Alecsandri Ramos, de 50 anos.

Os 25 modelos de cartões serão substituídos agora por apenas três, de acordo com seu uso: Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. O passe é aceito em ônibus, barcas, trens, metrô, vans legalizadas, BRT e VLT. O cartão do tipo Expresso será predominantemente na cor rosa; o modelo Vale-Transporte (vinculado a uma empresa) terá como cor principal o laranja; e o Empresarial será essencialmente na cor azul.

“Aproveitei que tinham pessoas prestando esclarecimentos e perguntei se podia trocar, mas no meu caso vou ter que esperar mais um pouco. Mas aproveitei e peguei um folheto para ficar por dentro”, contou Carla Oliveira, de 34 anos. Ela faz parte do segundo grupo que terá os cartões trocados. Nesta fase serão trocados os cartões Vale-Transporte e Gratuidade.

De acordo com a Riocard, são 150 milhões de transações registradas em média por mês nas 43 cidades em que a tecnologia é utilizada. Os usuários do serviço terão algumas vantagens com a troca do cartão, agora haverá um aplicativo de celular onde poderá ser feito consultas de saldo e extrato, além de fazer recarga de créditos pelo celular. Já estão disponíveis versões gratuitas para celulares com sistemas Android e IOS.
Até que todas as trocas sejam realizadas, os cartões expressos antigos funcionarão normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *