Uso de máscara é liberado em locais abertos no Rio

A noite de hoje (26) começou com o anúncio da liberação do uso de máscara em ambientes abertos na cidade do Rio de Janeiro. Nos lugares fechados a obrigatoriedade continua valendo. O decreto com a flexibilização será publicado amanhã (27) e já estará valendo, junto com a liberação de funcionamento das boates, com capacidade máxima de 50%.

“O Daniel Soranz fez mais uma reunião com o comitê científico. Foi perguntado se eles mantinham a posição de que quando chegasse aos 65% da população total vacinada poderia liberar algumas coisas, incluindo as máscaras. Eles reafirmaram essa condição. Esse comitê é quem orienta a prefeitura. Não posso ficar ouvindo todos os palpiteiros do Brasil”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O secretário municipal de Saúde disse que outros lugares do mundo com situação pandêmica semelhante, incluindo os Estados Unidos, não mantêm mais a restrição de uso de máscaras contra a Covid-19.

“Há quatro reuniões que o comitê vem pautando esse tema da reabertura. Estamos na nona semana com redução do número de casos, só com 2% dos leitos ocupados por Covid-19. Tem redução no número de casos e a taxa de transmissão, de replicação da doença hoje é muito baixa, a menor desde o início da pandemia, o que dá segurança para tomar atitudes”, disse o secretário de saúde, Daniel Soranz.

O comitê decidiu liberar o uso já que outros países liberaram em locais abertos e fechados. Mas, por cautela, decidiram iniciar somente por locais abertos. A equipe informou que a prefeitura pode voltar atrás caso a situação da pandemia no Rio piore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 1 =