Um gás no ensino profissionalizante

As escolas estaduais Aurelino Leal, no Ingá, e a Guilherme Briggs, em Santa Rosa, ambas em Niterói, vão oferecer Ensino Médio profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em empreendedorismo junto com mais três unidades na região, sendo duas em Rio Bonito e uma em São Gonçalo. A novidade foi anunciada ontem pelo governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. Ao todo, serão 61 novas unidades escolares que já terão matrículas abertas a partir do próximo dia 31, no portal Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).
As que ficam em Rio Bonito são Colégio Estadual do Rio Branco e Colégio Estadual Antonio Lopes de Campos Filho. E a de São Gonçalo é o Colégio Estadual Santos Dias, no bairro de Neves. De acordo com Victer, com essas novas unidades, o estado do Rio alcançará o número de 241 unidades em tempo integral profissionalizante, em 88 dos 92 municípios. Em muitos casos, estão sendo aproveitados prédios que estavam subutilizados, como dezenas de Cieps. Das 61 novas, 26 funcionam nos antigos ‘brizolões’. O objetivo é resgatar este patrimônio.

“Esse total de 241 escolas é equivalente a cerca de 26% das unidades do ensino médio da nossa rede. Ou seja, nos últimos quatro anos, teremos implantado mais escolas em tempo integral profissionalizantes, 105% a mais, do que o acumulado (117 escolas) deste modelo implantadas em toda história dos Estados que por fusão formaram o atual estado do Rio”, destacou Victer.

Ao concluírem os estudos, os alunos receberão certificação equivalente ao ‘Curso Técnico em Administração’ e registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA). Os jovens egressos dessas unidades exercerão atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão carteira de identidade profissional na cor verde, na qual constará o título profissional de ‘Técnico em Administração’. “A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os nossos jovens, que já sairão como Técnicos em Administração com ampla aceitação no mercado de trabalho – complementou Victer. Ele destacou que os professores que lecionarão nas unidades serão capacitados pelo Sebrae e o Instituto Ayrton Senna.

Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, levaram a resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS DA REGIÃO

Niterói: Colégio Estadual Aurelino Leal, Colégio Estadual Guilherme Briggs
Rio Bonito: Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Colégio Estadual Antonio Lopes de Campos Filho
São Gonçalo: Colégio Estadual Santos Dias
Arraial do Cabo: Colégio Estadual Almirante Frederico Villar
São Pedro da Aldeia: Ciep 146 – Professor Cordelino Teixeira
Silva Jardim: Colégio Estadual São Sebastião
Casimiro de Abreu: Colégio Estadual Casimiro de Abreu
Campos dos Goytacazes: Colégio Estadual Doutor Félix Miranda, Colégio Estadual José do Patrocínio, Colégio Estadual José Francisco Sales
Carapebus: Colégio Estadual Thomaz Gomes
Guapimirim: Colégio Estadual Cortume Carioca
Magé: Ciep 127 – Frei Acúrcio Aloísio Gonzaga Bolwer

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *