Um dia para celebrar Luís Antônio Pimentel

Com o objetivo de resgatar os nomes da literatura local, o Circuito Niteroiense de Letras vai promover, em sua estreia, uma grande homenagem ao jornalista e literato Luís Antônio Pimentel, no dia 18 de outubro, das 11h às 21h, no Solar do Jambeiro. O evento, batizado como “Dia Luís Antônio Pimentel”, contará com rodas de conversas, contação de histórias, leituras de haicais e sarau.

O Dia Luís Antônio Pimentel terá atividades dirigidas, em princípio, a públicos diferenciados para que todos possam se envolver com a magia da literatura.

“Nosso objetivo é semear uma cultura da experiência artística, em que a literatura não seja apenas abrir um livro e ser obrigado a ficar parado com ele aberto, fingindo que está lendo. Nosso trabalho acontece para que libertemos as letras de Niterói através de sua divulgação e de sua democratização”, contou o escritor Jordão Pablo de Pão, um dos curadores do Circuito, junto com os jornalistas Lucas Pão e Tânia Ribeiro e com o entusiasta das letras Maik Dias.

A programação terá início com uma roda de roda de histórias, referências e leituras de textos do autor homenageado, às 11h, coordenada pela professora Márcia Pessanha, também presidente da Academia Niteroiense de Letras e uma das apoiadoras do projeto. Na parte da tarde, às 14h, a contadora de histórias Cristina Pizzotti levará haicais e histórias de Luís Antônio Pimentel ao Solar. Uma roda de leituras e apreciação de textos de artistas niteroienses está agendada para as 17h, mediada por Jordão. E, para fechar o dia de atividades, o Sarau Haicai Tropical contará com microfone aberto para artistas da palavra, inclusive música e escritores não literários.

O projeto de produzir “Dias Literários” na rotina cultural da cidade está sendo organizada pelo Circuito Niteroiense de Letras. “Começamos pequenos, neste 2018, com grandes sonhos. Quando eu idealizei o Circuito, não poderia supor a adesão da comunidade literária niteroiense com tanta força. Lutaremos por ser um coletivo, a literatura agrega, não exclui”, ressalta Jordão Pablo de Pão.

A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e o Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195 em São Domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =