UFF ganha título de quinta melhor universidade federal do Brasil

O grupo de pesquisas Cybermetrics Lab, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, divulgou o levantamento das melhores universidades e a Universidade Federal Fluminense (UFF) ficou em quinto lugar como a melhor universidade federal do Brasil. Além disso garantiu o 13ª lugar como a melhor universidade da América Latina no Ranking Web of Universities.

A pesquisa analisou pontos como visibilidade, transparência e excelência acadêmica e a posição deixou toda a comunidade acadêmica impressionada, já que no ano de 2020 a UFF tinha ficado em 8º lugar e esse ano subiu três posições na âmbito nacional. “Esse é um ranking que avalia particularmente o impacto digital das universidades. Tivemos um avanço de três posições em relação ao último levantamento. Recebemos o ótimo resultado com muita satisfação e senso de reconhecimento. O estudo referencia nosso olhar estratégico para princípios de transparência e excelência acadêmica. É muito importante que nossa instituição esteja bem avaliada numa sociedade fortemente digital”, comemorou o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

De acordo com nota da UFF o Ranking Web considera três grandes indicadores: Visibilidade (mede o impacto do conteúdo da rede Web da instituição), Transparência (mede o índice de citações dos principais pesquisadores da instituição) e Excelência (mede os artigos mais citados da instituição).

“Hoje há um conhecimento preciso dos pontos fortes e dos pontos fracos da universidade no que diz respeito aos indicadores mais comumente empregados. (…) Estes indicadores institucionais são usados para alimentar as bases de dados das organizações responsáveis pelos rankings, tentando não apenas melhorar a posição da universidade nos diferentes rankings, mas também cuidar para que os dados usados nos rankings reproduzam dados reais da universidade”, finalizou o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento da universidade, José Walkimar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + cinco =