UFF e Secretaria de Direitos Humanos criam projeto para combater discurso de ódio e fake news

A Secretaria de Direitos Humanos de Niterói e a UFF, através do COLAB, estão desenvolvendo um projeto para combater a desinformação e o discurso de ódio nos ambientes digitais, além de promover a cultura dos direitos humanos. A iniciativa se chama Laboratório dos Direitos Humanos e será um espaço para criação de políticas públicas.

O laboratório universitário já realiza análise e monitoramento de dados das plataformas digitais, e a proposta é transformar as descobertas acadêmicas em políticas públicas como um serviço à sociedade.

“A principal missão da secretaria de Direitos Humanos é combater as violações de direitos, e sabemos que o ambiente digital é, atualmente, um espaço onde ocorrem muitas violações. O Laboratório de Direitos Humanos vai criar políticas públicas para enfrentar esse desafio, baseadas nas pesquisas acadêmicas e nas análises de dados”, afirma o secretário municipal Raphael Costa.

O COLAB da UFF é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e que desenvolve investigações orientadas a compreender as interfaces entre tecnologias da comunicação e culturas políticas. O projeto de extensão sobre desinformação discurso de ódio do COLAB irá receber apoio financeiro de 200 mil reais através de emenda parlamentar aprovada pelo deputado Alessandro Molon (PSB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dez =