Uerj não tem previsão para iniciar ano letivo

Anderson Carvalho

A reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou, na última sexta-feira, o quinto adiamento do início do ano letivo da instituição, que deveria ter começado em meados de janeiro e agora estava marcado para começar esta segunda-feira. A decisão ocorreu após nova reunião com o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, com os sub-reitores e os diretores dos Centros Setoriais, tendo em vista a sucessão de reuniões, nos últimos dias, com o novo secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, uma reunião com o governador Luiz Fernando Pezão e outra com o Ministério Público Estadual.

Em nota, a reitoria explicou que ainda não é possível que a Uerj inicie as aulas no próximo dia 13. “A reitoria, juntamente ao Fórum de Diretores, reconhece a relevância do novo cenário de negociações que está em curso, pavimentando a construção de novos caminhos, visando a retomada integral das atividades acadêmicas na UERJ, em particular o início das aulas do período letivo de 2016.2. Nesse sentido, o Fórum de Diretores decidiu se manter reunido em caráter permanente, para acompanhar a concretização das negociações sinalizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a superação da grave crise que atinge a UERJ”, disse um trecho da nota.

O Fórum de Diretores decidiu também que o início das aulas se dará em dois dias úteis logo após o estabelecimento das condições básicas para o funcionamento da universidade, já devidamente apresentadas pela reitoria ao Governo do Estado e ao MP, que são: calendário de repasses de verbas para a manutenção em geral, com previsão de repasse de cota financeira mensal; um plano de regularização dos pagamentos às empresas terceirizadas (manutenção, infraestrutura, limpeza, segurança, lixo, e restaurante universitário); calendário de pagamento de salários, incluindo o décimo terceiro e de bolsas estudantis e demais modalidades.

O Fórum vai se reunir novamente no próximo dia 16 para discutir a questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 3 =