Uerj confirma amanhã se aulas terão início na segunda

Wellington Serrano

Com o objetivo de esclarecer à sociedade sobre a pior crise da história da Uerj em 66 anos de existência, o reitor, Ruy Garcia Marques, e a vice-reitora, Maria Georgina Muniz Washington, concederam uma entrevista coletiva à imprensa na manhã de ontem para esclarecer os pontos que faltam tratar amanhã para o retorno às aulas no próximo dia 10.

O reitor ressaltou que, apesar da falta de recursos oriundos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para manutenção da universidade, a Uerj vem negociando os contratos com as empresas prestadoras de serviços de segurança, limpeza e manutenção para que sejam garantidas as condições mínimas para uma possível volta às aulas.

“Nesta sexta-feira, dia 7, teremos uma reunião com todos os diretores de unidades da Uerj para avaliar a possibilidade de começarmos o segundo semestre letivo referente a 2016 na próxima segunda-feira. Precisamos avaliar se todas as unidades terão condições de receber os alunos”, ponderou. “Se conseguirmos retornar às aulas agora, cumprindo a carga horária mínima obrigatória, em abril do ano que vem, poderemos acertar o calendário e começar o primeiro semestre de 2018”, completou.

No entanto, além das condições básicas de infraestrutura, o Governo do Estado ainda precisa regularizar o pagamento das bolsas-permanência, destinadas aos estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas, e apresentar um calendário de pagamento de salários dos servidores docentes e técnico-administrativos.

A Uerj ressalta que congrega uma comunidade de cerca de 50 mil pessoas, entre alunos (graduação, pós-graduação e ensino fundamental e médio), docentes e técnicos-administrativos, população superior a de muitos municípios do Rio de Janeiro.

“Além do campus Maracanã, está presente em outros 7 campi, localizados em: Resende, Ilha Grande, Duque de Caxias, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Ao todo, são 34 faculdades e institutos, que oferecem 84 cursos de graduação e 61 programas de pós-graduação stricto sensu e 92 programas de pós-graduação lato sensu”, afirma em nota a universidade.

Um comentário em “Uerj confirma amanhã se aulas terão início na segunda

  • 9 de julho de 2017 em 22:29
    Permalink

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *