Túnel do Tibau volta a desabar

Ligação entre o mar e a Lagoa de Piratinga, na Região Oceânica de Niterói, o Túnel do Tibau desmoronou novamente na última quarta-feira (13), o que impediu a passagem do fluxo de água para a lagoa. O ambientalista Paulo Oberlander divulgou imagens em suas redes sociais.

Segundo o Orbelander a obra de contenção realizada no ano passado pela Prefeitura de Niterói, que custou R$ 1 milhão, não teve sucesso.

Centenas de rochas estão obstruindo a passagem da água e a estrutura corre risco de desabar.

“A Prefeitura de Niterói gastou R$ 1 milhão e 300 mil e jogou nosso dinheiro fora na tentativa frustrada de desobstrução do túnel da Lagoa de Piratininga. Hoje (13), as rochas fecharam por completo e mais um grande desabamento, muito triste ver essa cena de novo e a Lagoa sofrerá uma nova mortandade de peixes”, lamentou o ambientalista, que frequenta a região para pescar e também para inspecionar a estrutura do local.

De acordo com a coordenação do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) na última visita feita pelo geólogo da empresa foram identificados que ainda existem quatro pontos principais de instabilidade e que há, ainda, ocorrência de queda de pequenos blocos.

“Por questões de segurança, a coordenação do programa reitera, como já vem sendo feito desde o início das obras, a importância dos cidadãos não acessarem o túnel das entradas da lagoa ou mar”, diz a nota.

A Prefeitura afirmou ainda que a empresa contratada está finalizando estudos topográficos no interior do túnel para elaborar e entregar um Relatório Técnico de proposições de estabilidade com planilha orçamentária, dizendo que a empresa Eco Blasting permanecerá com suas atividades até que todas as rochas sejam retiradas do túnel do Tibau”, informou.

A Coordenação do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) informou que a Prefeitura avaliará a viabilidade técnica e econômica das propostas e, posteriormente, licitará a obra de estabilidade definitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + catorze =