Tudo pronto para o dia de Finados

Aline Balbino

Com objetivo de reduzir o engarrafamento nos arredores dos cemitérios no Dia de Finados, a NitTrans já organizou o trânsito na região. As intervenções acontecerão cemitérios do Maruí, Parque da Colina, São Francisco Xavier e São Lázaro. No Maruí, será proibida a parada e o estacionamento na Rua Galvão da meia-noite até as 18 horas de quarta-feira (02). A Rua General Castrioto estará interditada entre as ruas Galvão e Maurício Abreu, das 5h às 18h e, no mesmo período, a Travessa Valença sofrerá interdição.

Na Rua Galvão, será adotada a mão única no sentido Gerenal Castrioto para Dr. Palmier, entre 5 da manhã e 18h. No mesmo horário, os ônibus vindo do Centro seguirão pelas ruas Presidente Craveiro Lopes e Dr. Luiz Palmier para o acesso à Rua Doutor March.

Nos arredores do cemitério Parque da Colina, das 5h às 18h será intensificada a fiscalização na Estrada Francisco da Cruz Nunes e na Avenida Nélson de Oliveira e Silva. Não haverá interdição dos arredores dos cemitérios de Charitas e Itaipu.

Missas e acompanhamento
No Cemitério Maruí haverá missa campal durante todo o dia, às 8h, 9h30min, 11h, 13h, 14h30min, 16h e 17h. Funcionários ficarão de prontidão alertando os visitantes sobre os riscos de proliferação de mosquitos por conta de água parada. O cemitério também terá seu horário estendido até às 18h.

“Faremos isso para que não haja tumulto porque em Finados o cemitério fica muito lotado”, disse o administrador do Maruí, Getúlio Cardoso.
No Parque da Colina, em Pendotiba, as missas serão às 10h e 16h e no Cemitério São Lázaro, em Itaipu, às 9h. No Cemitério São Gonçalo haverá missas às 8h, 10h e 16h; no São Miguel às 8h, 10h e 16h; no Parque da Paz às 9h e 15h; Pacheco apenas às 10h; Santa Isabel também às 10h e no Parque Nictheroy às 9h e 15h. No Cemitério de Maricá será às 8h; no Cemitério Boa Esperança, em Rio Bonito, às 9h e em Itaboraí, no Cemitério São João Batista, às 8h30min, e no Cemitério Parque da Paz apenas às 9h.

Venda de flores
A crise não influenciará a venda de flores para o Dia de Finados. Segundo Nei Amorim, da Funerária Amorim, as flores este ano estão 50% mais baratas e isso atrairá mais clientes. Ele prevê que cada cliente gastará, em média, R$ 40.

“As pessoas não deixarão de comprar flores, até porque esse ano notamos uma redução no preço. O pessoal deve comprar mais rosas, monsenhor e palma”, disse.

Cuidado com mosquitos em São Gonçalo
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo, por meio da Vigilância Ambiental, reforçou os trabalhos de prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya nos cemitérios da cidade. Na última quinta, agentes do controle de endemias estiveram no Cemitério São Gonçalo, no bairro Camarão, para realizar o controle químico com o trabalho de pulverização e perifocal, quando é realizada a aplicação de uma camada de inseticida nas paredes externas, tanques, tonéis e caixa d’água. Segundo a administração da unidade, existem no local, cerca de 9,5 mil vasos e floreiras. A dica para os visitantes de cemitérios é não levar vasinhos com água e plantas para o local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =