Tropas de elite estrangeiras fazem curso de defesa pessoal em Niterói

Pedro Conforte

Mais de 700 pessoas – tanto militares quando civis – participam até este sábado de um curso para aprimoramento de defesa pessoal para nossa realidade urbana. O método Skull Guard, desenvolvido pelo professor Carlão Teixeira, atraiu neste ano alunos de vários pontos do mundo, como da polícia da Suíça e agentes da Swat, tropa especial norte-americana. Além disso, agentes dos batalhões especiais e da Gurda Municipal de Niterói também integraram as fileiras de alunos.

“Trabalhamos metologias de aperfeiçoamento defesa pessoal, trazendo para nossa realidade urbana. Depois dos diversas aulas e treinamentos ele sai formado, especialização em abordagem, o jeito correto de abordar, progressões com armas e a defesa pessoal com imobilizações. É um método novo, atualizado para os novos desafios do século 21”, explicou o Carlão.

Com patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte de Niterói, o curso saiu praticamente gratuito para os quase 100 guardas da cidade. A partir de sábado – quando serão entregues os certificados – eles estarão mais qualificados para atuar no perímetro urbano. “Nosso objetivo é a capacitação do funcionário público para as ruas. Fizemos treinamentos no Parque da Cidade, na sede da Skull Guard, na Cidade da Ordem Pública e na Praia de Camboinhas. Isso tudo para realizar o maior tipo de cenários possíveis”.

“Além do secretário Luiz Carlos Gallo de Freitas [Esporte] queria agradecer também ao sub inspetor Xavier da Associação dos Inspetores, Subinspetores, e coordenadores Guarda Civil Municipal de Niterói (Assisc) que nos deu todo apoio. Sem eles esse curso não sairia. Tenho que agradecer também a minha equipe de instrutores, João Gabriel Zeghir, Marcello Muniz, Livia Texeira, Felippe Marreto, Leandro Ponets Valetim e Marcelo Sampaio, que fizeram disso tudo uma realidade. E quem não conseguiu fazer este ano, pode esperar que em maio haverá um novo curso melhorado ainda mais atualizado”, adiantou o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =