Imagem Principal
Imagem
Tripulante de navio internado no MA com variante indiana do novo coronavírus está em estado grave
Tripulante de navio internado no MA com variante indiana do novo coronavírus está em estado grave
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 23 de maio de 2021FacebookTwitterInstagram
Imagem

O indiano internado em São Luís infectado com a variante indiana do novo coronavírus, chamada de variante B.1.617.2, apresentou piora e precisou ser intubado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão confirmou a informação na noite de ontem (22).

O paciente é tripulante do navio MV Shandong da Zhi, que está na área de fundeio, em alto mar, e não chegou a atracar no porto de São Luís. Ele está internado em um hospital da rede privada desde o dia 14. A confirmação de que o tripulante teria sido infectado pela variante indiana foi feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, na quinta-feira (20).

Em nota, a SES informa que “Quanto ao único tripulante internado em Unidade de Terapia Intensiva no hospital da rede privada, em São Luís, o último boletim confirma que permanece com quadro clínico grave”. Três tripulantes do navio chegaram a ser internados com sintomas da Covid-19, mas dois tiveram alta no dia 18 e retornaram à embarcação.

Segundo a Secretaria, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) recebeu 102 amostras dos profissionais que tiveram contato direto ou indireto com os tripulantes do navio e, após processar todas as amostras, encaminhará o material para IEC, para que seja feito o sequenciamento genômico.

Dos 23 tripulantes que estão embarcados no MV Shandong da Zhi, 15 testaram positivo para a Covid-19, porém estão assintomáticos e seguem em quarentena no próprio navio, isolados em cabines individuais. A Secretaria continua monitorando todos os contactantes, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. Até o momento, não há confirmação de transmissão local da variante B.1.617.2, no Brasil.

Ontem (22), o Ministério da Saúde anunciou o envio de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana de Covid-19, na capital maranhense.

Relacionadas