Trilogia infantil de ritmos brasileiros será apresentada em Niterói

Especialmente para os pequenos aproveitarem com a família, a trilogia infantil “Sambinha”, “Bossa Novinha” e “Forró Miudinho” será apresentada nos dias 2, 3 e 4 de setembro, respectivamente, às 16h, no Teatro da UFF, em Icaraí. Os musicais têm por objetivo apresentar ao público infantil uma viagem por esses três importantes gêneros da música popular brasileira. As peças foram escritas por Ana Velloso e conta com direção de Sérgio Módena e direção musical de Ricardo Rente.

Além da trilogia infantil, haverá para o público adulto o espetáculo “O Pena Carioca”, que celebra os 200 anos de Martins Pena. Dirigida por Daniel Herz, a montagem reúne três peças do autor: “A família e a festa na roça” (1838), “O caixeiro da taverna” (1845) e “O judas no sábado de aleluia” (1846). Serão duas únicas apresentações, nos dias 3 e 4 de setembro, às 21h, no Teatro da UFF.

As peças, gratuitas, fazem parte do Festival Nacional de Cultura Popular – interculturalidades, realizado pelo Centro de Artes UFF, da Universidade Federal Fluminense.

Sambinha será a primeira peça da trilogia sobre ritmos brasileiros realizada pela Lúdico Produções, o musical infantil “Sambinha” tem texto de Ana Velloso, que também atua na peça, e direção de Sérgio Módena. A peça narra o encontro casual da menina Maria Luiza da Zona Sul com o menino Júnior do subúrbio carioca. Os dois se encantam um pelo outro e trocam experiências a partir da realidade de cada um. Em cena, 17 sambas de importantes compositores da música brasileira são apresentados às crianças de maneira lúdica. Com direção musical de Ricardo Rente, a montagem é recheada de sucessos no seu repertório, como “Pelo Telefone”, de Donga, “Samba de Maria Luiza”, de Tom Jobim, “A Voz do Morro”, de Zé Ketti, “Feijoada Completa”, de Chico Buarque, e a cantiga popular “Samba Lelê”.

Em continuidade a trilogia iniciada por “Sambinha”, o musical infantil “Bossa Novinha – A Festa do Pijama” explora músicas do gênero e é escrita por Ana Velloso, que dirige e também atua. Na narrativa, a menina Marilu completa 10 anos e convida seus melhores amigos para uma festa do pijama. A peça se passa em um apartamento, em Copacabana, local em que a garotada não pode fazer barulho. Ricardo Rente assina a direção musical e traz no roteiro sucessos de compositores que fizeram a história do ritmo.

Ultimo musical infantil da trilogia também formada por “Sambinha”, “Bossa Novinha – A Festa do Pijama”, a peça “Forró Miudinho” dá continuidade à história do protagonista Júnior. Ela narra a viagem do menino morador do subúrbio carioca em companhia de sua tia Jurema à cidade de Juazeirinho, na Paraíba. Os dois vão para a terra natal da tia do menino para visitar Dona Sebastiana (mãe dela, avó dele). Da Paraíba, Júnior traz na sua “bagagem” lembranças e ensinamentos da mistura de influências que fazem da música brasileira rica em diversidade. São 16 canções que marcam a importância do Forró, dentre elas: “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Oia eu aqui de novo”, de Antônio de Barros, “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e Anastácia, e “Isso aqui tá bom demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel. A peça foi vencedora em 6 categorias do Prêmio CBTIJ – 2015.

A classificação etária é livre e o Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí. Mais informações pelo telefone (21) 3674-7512.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *