Travessia Tupinambá será inaugurada este mês

Raquel Morais –

A Travessia Tupinambá, trilha que ligará São Francisco ao bairro Jardim Imbuí, em Piratininga, está cada vez mais perto de ser inaugurada. Agora a previsão é para segunda quinzena desse mês e só faltam instalações de algumas placas de orientação para o grande dia, segundo informações do Parque Municipal Natural de Niterói (Parnit). Apesar da data oficial ainda estar em aberto, a trilha já começou a receber alguns amantes do montanhismo, que se arriscaram na caminhada e desbravaram o caminho, parte da Mata Atlântica.

Na manhã da última quarta-feira, o administrador do Parnit, Alex Figueiredo, esteve na trilha, junto com um voluntário, limpando um trecho do caminho. Eles usaram facões para cortar a mata mais densa e reforçaram os locais que vão receber as placas de sinalização. “Já foram encomendadas cerca de sete placas e assim que elas chegarem vamos instalar em totens de madeira e em alguns pontos importantes da travessia. Mas toda sinalização rústica já foi feita”, explicou Alex.

Dois desses pontos são os acessos a São Francisco e Cafubá e no trecho que divide Piratininga no Mirante da Tapera e Cafubá.

Segundo informações do Parnit, há duas semanas 33 pessoas participaram de um evento teste e atravessaram toda a trilha, com o administrador e guia Alex. No domingo passado cerca de 10 pessoas passaram pela travessia e na última terça-feira mais três fizeram a caminhada. “Aos poucos as pessoas que estão mais acostumadas com montanhismo estão procurando a trilha. Essa demanda espontânea é importante para avaliarmos o potencial desse local. Quando a inauguração for feita esperamos muito mais visitas”, pontuou Figueiredo.

O guia de turismo Emílio Dutra, de 30 anos, foi o voluntário que participou da limpeza de alguns pontos da travessia. “Vou montar em breve algum grupo para conhecer esse local, que é lindo e deve ser preservado. Nessa caminhada é preciso sempre reforçar a conscientização das pessoas para que elas causem o menor impacto possível enquanto estiverem na trilha”, sintetizou o membro do Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM).

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
A trilha Tupinambá terá 6,5 quilômetros, o percurso é rodeado de Mata Atlântica em diversos graus de regeneração com presença de vários animais como: gambás, cuícas, preás, répteis, teius, jiboias, jararacas e corais e mico estrela. Há também uma diversidade de aves, como sabiás, saíras canários, tucanos e papagaios, conforme informou a Prefeitura de Niterói. É uma travessia que interliga sete trilhas já consolidadas na região, saindo de São Francisco e terminando no Jardim Imbuí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 7 =