Transporte público gratuito de Maricá cobrirá 100% do município

A partir desta sexta-feira (5), a população de Maricá será testemunha de um momento que jamais se imaginou em qualquer município do Brasil. Nesta madrugada, duas novas linhas dos ônibus Vermelhinhos entrarão em operação. Com isso, 100% da cidade terá transporte público gratuito.

As novas linhas farão a ligação do Centro de Maricá com os distritos de Inoã e Itaipuaçu. As novas rotas dos ônibus Vermelhinhos, que são operados pela Empresa Pública de Transportes (EPT) desde 2014, começarão a circular a partir das 4h. A cobertura total dos ônibus gratuitos representa o cumprimento do compromisso assumido pela Prefeitura de Maricá desde a criação do serviço, em 2013.

As primeiras viagens das novas linhas estão marcadas partirão da Rodoviária do Povo, no Centro. Com a ampliação do serviço, o número de passageiros transportados diariamente pelo sistema passará dos atuais 21 mil para cerca de 50 mil pessoas, segundo o presidente da EPT, Celso Haddad.

Em Itaipuaçu também tem novidade. Duas linhas circulares entrarão em circulação nesta sexta, ambas partindo da Praça do Ferreirinha: uma das linhas fará a ligação da São Bento da Lagoa à Rua 128, no Jardim Atlântico Leste, passando pelo Barroco e pela Rua 34. Já a outra linha irá até a Avenida Itaocaia Valley, via Barroco e Estrada de Itaipuaçu.

Desde o dia 25 de fevereiro, algumas linhas dos Vermelhinhos, que circulam no primeiro distrito (Centro) e no segundo distrito (Ponta Negra) alteraram seus itinerários. Com a modificação, a Prefeitura busca melhorar a oferta de atendimento aos moradores do município.

Entre linhas que terão os trajetos alterados estão Ponta Negra via Manoel Ribeiro (E01), Ponta Negra via Cordeirinho (E02), Ubatiba (E03), Silvado (E04), Lagarto (E05), Espraiado (E06), Caxito via Alecrim (E07), Jacaroá via Amizade (E08), Ponte Preta via Caju/Interlagos (E09), Bambuí (E10, E10A, E10B), Araçatiba (E11), Barra (E12), Itapeba (E13).

Também as linhas de Jaconé (E14 e E14A), do Retiro (E15 e E15A), dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu (E16) e a linha Condado via Marquês (E17) terão novos itinerários.

“Os novos horários visam melhorar o atendimento nessas linhas. O intuito dessa diminuição do intervalo dos horários dos vermelhinhos é para melhorar o atendimento da população do primeiro e segundo distrito”, explicou o presidente da EPT, Celso Haddad.

Os horários estão organizados a partir da saída do Terminal Rodoviários de Maricá para os bairros. As mudanças e os horários podem ser consultados no site da EPT (http://www.eptmarica.rj.gov.br/index.php/horarios-25).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 3 =