Tráfico passa a atuar no asfalto

Augusto Aguiar –

Traficantes da facção criminosa Amigos dos Amigos das comunidades do Sabão, Boa Vista (bairro São Lourenço) e Palácio (bairro Ingá) estão praticando outras modalidades de crimes, como roubos a pedestres e a veículos, além da venda de drogas. Eles são ainda apontados como os principais responsáveis pelo aumento dos índices dessas modalidades de crime nas regiões do Centro e Zona Norte de Niterói, e ainda atuariam em bairros de São Gonçalo. A ação do grupo está sendo mapeada por agentes de investigação da 78ª DP (Fonseca) e já estava na mira das equipes da 76ª DP (Centro).

No último domingo (09), policiais militares do 12º BPM (Niterói) desmantelaram parte do bando que passou a aterrorizar também nas ruas. Cinco acusados foram presos: Marcos Vinícius Lima Leandro, de 18 anos, Algerineu Souza Leandro, de 29 anos, Adriano Rodrigues Rosa, de 19 anos, Luiz Antônio de Carvalho, de 27 anos, e Wanderson Douglas de Carvalho, de 18 anos. Seis veículos e pertences pessoais foram recuperados, além de um revólver apreendido. O grupo foi localizado e preso num dos acessos ao Morro do Palácio, após uma denúncia. Ao ser registrada na central de flagrantes da 78ª DP, a polícia constatou que o grupo seria um dos responsáveis pela incidência de roubos a veículos registrados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) naquela jurisdição. No momento em que foram abordados pela polícia, no acesso ao Morro do Palácio, na manhã de domingo, os acusados tentam escapar das guarnições numa Kombi, mantendo duas pessoas como reféns, que vieram de Magé para realizarem a mudança de um parente.

Segundo fontes policiais, entre os veículos recuperados estavam um Honda City, roubado no último dia 4 na Estrada Fróes, um Honda Civic e um Kia, roubado no bairro Porto da Madama, área da 73ª DP (Neves). Também segundo trabalho de levantamento, por ocasião do roubo do Kia, os criminosos usaram um HB 20 branco para abordar a vítima, no dia 5. Este último veículo foi roubado na Zona Norte de Niterói. Para roubar a HB 20, o bando usou um Sandero prata. Uma Frontier foi roubada de uma vítima na manhã de domingo, em São Francisco. A sequência demonstra que a quadrilha ficaria pouco tempo com os veículos roubados, passando de um carro para outro, ação que dificulta a ação de rastreamento das polícias Civil e Militar. Com o mesmo modus operandi, a quadrilha teria percorrido diversos bairros de Niterói e São Gonçalo, deixando um rastro de vítimas por onde passou.

De acordo com os últimos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), referentes ao mês de fevereiro, Niterói apresentou 187 registros de roubos de veículos, sendo 68 na Zona Norte (área da 78ª DP), 28 na Zona Sul (área da 77ª DP), 26 no Centro (área da 76ª DP), 22 na Região Oceânica (81ª DP), e 18 na Região de Pendotiba (79ª DP). Em Maricá outros 25 veículos foram roubados (82ª DP). No mesmo período, no ano passado, foram registrados um total de 136 veículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *