Trabalhadores dos Correios e bancários de Maricá podem se vacinar a partir desta quinta

A Prefeitura de Maricá atualizou o calendário de vacinação contra a Covid-19 e a partir desta quinta-feira (15), os trabalhadores dos Correios e bancários de Maricá, inseridos recentemente do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, estão aptos a receberem a 1ª dose do imunizante. A vacinação acontecerá no Núcleo de Imunização Municipal Dr. Heitor da Costa Mata, na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, Parque Eldorado, conforme listagem prévia fornecida pelas respectivas categorias.

Com a vacinação dos novos grupos, o município conclui a imunização dos profissionais de Saúde da rede pública e privada, das forças de salvamento, da educação básica e superior da rede pública e privada, do transporte rodoviário coletivo público e privado, do transporte aeroviário e da limpeza urbana pública.

A partir da 2ª quinzena de julho, a segunda dose da vacina poderá ser aplicada em dois novos polos exclusivos, além dos já existentes. O objetivo é direcionar a segunda dose de modo a evitar aglomeração, já que ainda há pessoas que precisam receber a primeira dose.

Os novos locais são a Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, localizada na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, s/n°, Centro e Escola Municipal Marquês de Maricá, situada na Rua 83, s/n°. Os beneficiados podem procurar os postos de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, obrigatoriamente munidos do cartão de vacinação da primeira dose e do documento de identidade com foto.

Para os que ainda não se vacinaram com a primeira dose, o município preparou um calendário de repescagem que acontecerá exclusivamente aos sábados do mês de julho, nas Unidades Volantes de Vacinação (UVVs) e no Polo Central da Unidade de Saúde da Família (USF), de 9h às 12h, ficando a vacinação de segunda à sexta-feira exclusiva para a primeira dose do calendário de pessoas sem comorbidades por idade. Já a segunda dose ficará na dependência do recebimento das doses fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Estado.

No caso das gestantes, todas com 18 anos ou mais, em qualquer trimestre de gestação que apresentem prescrição médica para a aplicação da vacina, podem receber o imunizante. As puérperas, com 18 anos ou mais (até 45 dias após o parto) que apresentem a prescrição médica para a aplicação da vacina, estão aptas para receber as doses. Já as mulheres em aleitamento materno, com 18 anos ou mais, devem apresentar comprovação médica ou do enfermeiro da unidade.

É importante destacar que as gestantes e/ou puérperas que tenham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão receber a segunda dose da mesma vacina após 45 dias do parto ou receber a segunda dose da vacina da Pfizer na 12ª semana após a primeira dose. A vacinação para esse grupo será realizada às 3ª e 5ª feiras, das 9h às 12h, exclusivamente no Posto de Saúde Central. Para as demais pessoas sem comorbidades com idades de 59 a 18 anos o calendário segue com idades decrescentes, sem alterações.

Aqueles que receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac, é necessário procurar os polos de vacinação ou UVVs a partir de 28 dias para efetuar a segunda dose. Quem foi imunizado com a vacina AstraZeneca deve procurar as unidades entre a 8ª e a 12ª semana da realização da primeira dose. Já para aqueles que receberam a vacina Pfizer, devem procurar um dos locais na 12ª semana da realização da primeira dose. É obrigatório apresentar o cartão de vacinação da primeira dose e o documento de identidade com foto.

Ao se vacinar, é necessário que o cidadão apresente identidade com foto, CPF, cartão do SUS, quando tiver; comprovante de residência no próprio nome ou declaração que conste o comprovante de residência em seu nome e cópia da identidade do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.