Testes laboratoriais para Covid-19 em ritmo mais lento na rede particular

A corrida pelos testes de diagnóstico da Covid-19 não param na rede particular. Laboratórios de exames em cidades
como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá oferecem os serviços, que ainda geram muitas dúvidas. PCR, Nasofaringe (Swab), Sorologia e Teste Rápido são alguns tipos que podem apontar o resultado e são realizados de diferentes formas de análises e com variados procedimentos. Especialistas apontam uma desaceleração na procura pelos exames, que ganharam novos públicos como as empresas, por exemplo.


A médica patologista clínica Christina Bittar, responsável pelo Laboratório Bittar, explica que a reabertura das atividades econômicas e das escolas, por exemplo, aliada à vacinação, modificou o tipo de perfil de quem procura pelos testes laboratoriais. “Estão reabrindo o comércio, as escolas e as atividades gradativamente estão sendo
liberadas. Essa é uma fase diferente na questão laboratorial e percebemos uma maior procura pelos testes sorológicos
IgG neutralizantes. Acredito que com a vacina e alguns grupos prioritários já totalmente imunizados, como
os idosos por exemplo, estejam ligados a este novo perfil.

Empresas também passaram a monitorar seus colaboradores através de testagens periódicas”, frisou. O presidente em exercício da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL-Niterói), Manoel Alves Júnior, explicou que está firmando uma parceria com laboratório de Niterói para atender com maior rapidez e com preço mais barato os funcionários
das empresas. “O projeto é para o empresário pagar o exame, mais barato e com mais agilidade de resultado, de funcionários que estejam com suspeita da Covid-19.

Essa parceria será para associados da CDL-Niterói e indicados. A ideia é garantir a integridade dos funcionários
e dos clientes. O teste previne que a pessoa contamine os colegas de trabalho, os clientes e seus parentes”,
explicou.


O infectologista Alberto Chebabo, gerente de relacionamento médico do laboratório Sérgio Franco, afirma que há no mercado testes com sensibilidade e especificidade muito boas, direcionados, por exemplo, para pesquisa dos anticorpos. “Esses ensaios buscam a resposta imune humoral, ou seja, a produção de anticorpos que têm a capacidade de impedir a entrada do vírus nas células. Portanto, podem ser indicadas não apenas para quem teve a doença, mas também para avaliar a resposta vacinal”, explicou o porta-voz do ecossistema Dasa, que também engloba Lâmina e Bronstein.


Christina Bittar acrescenta que apesar das facilidades para a realização dos testes, é fundamental a recomendação
médica. “Qualquer sintoma respiratório deve ser avaliado por um médico, principalmente nesse momento que estamos na troca da estação, com a chegada do inverno e as doenças respiratórias. O médico é quem vai pedir o exame apropriado para aquele tipo de caso”, finalizou.

RT-PCR – Exame com coleta nasofaringe (Swab)e com melhor sensibilidade. Prazo de realização de pelo menos 24h. Outro RT-PCR é o POCT (point of care testing), com prazo de realização de poucas horas. Indicado para fazer no período da infecção.


RT-PCR – Exame feito com a saliva. Fácil de ser feito e com resultado mais rápido. A sensibilidade é um pouco inferior ao PCR de nasofaringe. Indicado para fazer no período da infecção.

Teste do Antígeno de SARS-CoV-2 – Teste rápido e com resultado em poucos minutos feito por nasofaringe (Swab). Tem sensibilidade excelente para diagnósticos pacientes sintomáticos. Não é tão indicado para pessoas assintomáticos.

Teste Sorologia – Exame feito em amostras de sangue que pesquisam a presença de anticorpos produzidos contra o vírus. Existem dois tipos de sorologia: IgG (que identifica a presença de anticorpos contra proteínas do vírus SARS-CoV-2) e Anticorpos Neutralizantes (pesquisa para avaliar a capacidade do anticorpo de bloquear a ligação
do vírus com a célula humana).


Teste rápido – Exame feito com uma amostra de sangue colhida no dedo. Resultado é rápido. Analisa o sangue capilar da amostra do dedo. Exame mais simples e é indicado teste rápido pelo sangue da veia pois os anticorpos são mais concentrados o que possibilita mais certeza do resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − onze =