Tempo máximo de espera entre ônibus muda em Niterói

Geovanne Mendes –

Uma notícia antiga, datada de 30 de dezembro do ano passado, foi atualizada nesta sexta-feira (30) com a retificação em Diário Oficial de uma portaria que altera os limites de horários de intervalo de passagem de ônibus do consórcio Transnit, formado por cinco empresas. São 30 linhas que transportam milhares de passageiros diariamente em diversos bairros da cidade, como Centro, Fonseca, Ilha da Conceição, Riodades, Caramujo, Largo do Moura, Texeira de Freitas, Palmeiras, Santa Bárbara, Bairro de Fátima, Icaraí, Gragoatá, Ponta da Areia e Beltrão.

De acordo com a publicação, a Transnit é obrigada a operar os serviços de forma a garantir a sua regularidade, continuidade e eficiência. Resumindo, a partir de agora as linhas do consórcio terão que respeitar o limite de intervalo, o que agrada e muito aos passageiros.

A telefonista Gabriela Santos, de 20 anos, mora no Fonseca e pega o ônibus 49-2 todos os dias para ir até as Barcas, já que trabalha no Centro do Rio. Segundo ela, os horários de espera entre um e outro ônibus variam entre 30 minutos e 1 hora, o que dificulta a programação na hora de sair de casa. “Às vezes acontece de passar dois ônibus da mesma linha ao mesmo tempo. E às vezes vem apenas um cheio de gente. Acho que essa administração dos horários é necessária. Uma coisa que nunca entendo são os horários. Por isso saio de casa duas horas mais cedo para ficar mais tranquila”, comentou a niteroiense.

A hora de rush das linhas, de segunda a sexta, pela manhã, com pico no número de passageiros, teve uma média que ficou entre 50 minutos, como tempo de espera mais longo, e 15 minutos na linha com menor tempo de espera. Já na volta do trabalho, que varia entre as 16h e as 20h, o tempo de espera das 31 linhas oscila entre sete e 60 minutos.

Na linha 21(Fonseca-Centro), no horário das 5h15min às 6h, o intervalo será de 10 minutos. Das 16h às 20h o trabalhador ou estudante que utiliza a linha no sentido contrário ficará aguardando o coletivo por 10 minutos.

Quem utiliza a Linha 25 (Riodades-Centro) nos horários que variam das 5h40min às 11h terão como tempo limite de intervalo 20 minutos. Na volta, sentido Riodades, entre às 17h40min e 19h30min, o tempo máximo será de 15 minutos.

O passageiro que pega os ônibus da linha 43-1, entre os horários 6h30min e 19h30min terá que aguardar no máximo 20 minutos. Na volta, através da linha 43-2, entre os horários das 16h10min e 19h10min o limite será de 12 minutos.

Uma das linhas mais conhecidas da cidade e que liga as zonas norte e é a Linha 49(1-2). Pela manhã, entre as 5h45min e 8h, o tempo de espera na 49-1 deverá ser de apenas cinco minutos. Na 49-2, entre 6h20min e14h, o tempo máximo de espera cai para quatro minutos. Na volta para casa, na 49-1, entre 16h40min e 20h o tempo limite será de quatro minutos. Na 49-2, o passageiro que precisar de um ônibus entre 16h20min e 19h20min também terá que aguardar por quatro minutos.

Já na linha 62-B (Santa Bárbara-Charitas), das 5h30min e 6h05min, o intervalo máximo deve ser de sete minutos. No trajeto contrário (sentido Santa Bárbara), o passageiro que precisar de um ônibus entre 16h20min e 19h40min irá ter como limite máximo de espera oito minutos.

Aos finais de semana, tanto pela manhã ou à tarde, os limites máximos de espera variam entre 10 minutos e 60 minutos, de acordo com o horário e a linha desejada.

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que a publicação tem como objetivo retificar portaria publicada em dezembro de 2016, sem qualquer alteração no sistema de transporte rodoviário da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *