Temperatura cai e chuvas devem ficar até o fim de semana

Após um início de mês com altas temperaturas e sol o fim de janeiro promete temperaturas mais amênas e chuvas intensas. O alerta laranja – terceiro em uma esacala que vai até quatro – foi emitido pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) que vai até esta quarta-feira (31) de chuvas intensas para todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Niterói, a chuva irá permanecer até a próxima semana.

O alerta do Inmet aponta que até quarta pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 Km/h). Além disso chama a atenção para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com o Climatempo, até pelo menos o próximo sábado (03) todo o estado do Rio de Janeiro fica sujeito a chuva forte e volumosa. Os maiores volumes de chuva devem ser observados durante esta terça até a madrugada do quarta e depois novamente no fim de semana de 3 e 4 de fevereiro. Há previsão de chuva para todo o estado nos demais dias da semana, mas de forma geral, a chuva cai com até moderada intensidade.

O motivo dessa chuva – segundo os metereologistas – são a presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul que se organizou novamente sobre o Brasil, e vai atuar durante toda a semana, e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, ao largo do litoral fluminense. A baixa pressão no mar reforça as áreas de instabilidade que crescem no continente.

Temperatura nos próximos dias
Para quarta-feira (31) a temperatura fica entre 27° e 21° C em Niterói, com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. As temperaturas variam pouco (1º C para cima ou um para 1º C para baixo) durante os próximos dias, sendo que o sol só volta a aparecer rapidamente na terça-feira (06) com máxima de 30º C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + treze =