Niterói e Rio de Janeiro entram em estágio de atenção por conta das chuvas

Por conta do alerta de chuva forte, Niterói entrou em estágio de ‘atenção’ no início da noite desta segunda-feira (25). A cidade do Rio de Janeiro também entrou no mesmo estágio, logo depois de ter registrado temporal com granizo em alguns pontos do município. O forte calor sobre o Rio de Janeiro e a aproximação de uma frente fria estimulam o crescimento de nuvens bastante carregadas desde a tarde desta segunda.

Em Niterói desde o início da noite foram registradas chuvas isoladas e fortes ventos. No Centro, houve queda no fornecimento de energia, mas que durou poucos minutos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ‘perigo potencial’ para todo o Estado por conta da chuva para a noite desta segunda e a manhã de terça-feira (26). São esperadas: “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h)”.

Na capital do Estado, de acordo com o Alerta Rio, os bairros mais afetados pelo fenômeno foram Irajá, Colégio e Vila da Penha, todos na Zona Norte. Houve registro de chuva moderada a forte nas estações Anchieta (21 mm), Grota Funda (13,4 mm), Bangu (7,2 mm), Madureira (7,2 mm), Barra/Riocentro (6,2 mm) e Campo grande (4,2 mm). Na Penha, a Avenida Vicente de Carvalho segue com interdições por conta de um bolsão d’água.

Forte calor
A sensação térmica no Rio de Janeiro bateu recorde do ano de 2019, com 53,5°C em Santa Cruz, na zona oeste, às 13h15. Antes, os recordes de sensação térmica na rede de estações meteorológicas do Alerta Rio tinham sido em fevereiro de 2015, com 54,9°C, e em dezembro de 2014, com 55°C.

Mudança no tempo
Para os próximos dias, está prevista uma mudança no tempo. De acordo com o Alerta Rio, a chegada de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano vai ajudar a espalhar áreas de instabilidade, aumentando a possibilidade de chuva e diminuindo o calor nos próximos dias.

Para esta terça-feira (26) , a temperatura máxima deve cair para 36º C. Já no dia seguinte, deve chover o dia todo no Rio de Janeiro e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29º C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =