Swel continua com ondas tubulares no Itacoatiara Big Wave 2021

Para a felicidade dos surfistas que comparecem na praia de Itacoatiara para registar suas ondas no Itacoatiara Big Wave 2021, as ondas perfeitas continuam favorecendo. O Swel que entrou desde o início da abertura da janela do campeonato no dia 17 de julho, vem proporcionando ondas de até quatro metros. Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil e atrai atletas da elite da modalidade.

Foto: Tony D’andrea

O campeonato está reunindo grandes nomes e campeões mundiais de ondas grandes, nacionais e internacionais dentre eles , feras brasileiras como Pedro Calado e Gabriel Sampaio que voltaram ao mar para tentar mais ondas, e aumentar o somatório. O Campeão mundial Lucas Chumbo além de Pedro Goulart e Gilmar Catelani, já haviam participado do primeiro dia de competição .

O campeonato está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição.

Foto: Tony D’andrea


Os atletas entraram no mar obedecendo horário autorizado pelo Município, entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).

Com a janela de competição aberta até o dia 30 de setembro, os atletas podem continuar gravando suas ondas para melhorar a pontuação, mesmo que as ondas já tenham baixado. O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações.

Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.

Foto: Tony D’andrea

O campeonato, que está sendo apresentado pela Enel Distribuição Rio pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =