Suspensa demolição de quiosque em Itacoatiara

Vitor d’Avila e Raquel Morais

Clima de festa em Itacoatiara. A demolição do Quiosque 6 foi suspensa. De acordo com os proprietários, houve um erro no processo e um novo prazo de 30 dias foi concedido, pela Prefeitura de Niterói, para que o estabelecimento regularize a situação para evitar, em definitivo, a demolição.

Uma equipe da guarda municipal passou pelo local e tirou fotos, mas foi embora. De acordo com os comerciantes do local a prefeitura quer cumprir essa intimação pois a União teria dado a concessão da área para a prefeitura. “Eles alegam que os quiosques estão na restinga. Mas o clube está na restinga, mas tem casas importantes na restinga, o bombeiro está na restinga. Porque querem tirar quem está trabalhando no meio de uma pandemia? Essa briga é antiga. Sou contra a demolição e sou a favor de permanecer a família trabalhando todos os dias no quiosque”, contou uma frequentadora e moradora de Itacoatiara.

O processo foi julgado como se a orla fosse jurisdição da União. Entretanto, a orla foi municipalizada e este seria o erro, na alegação dos donos. O quiosque entrou com um pedido de liminar e a Justiça concedeu, suspendendo por 30 dias a demolição. A defesa do quiosque alega que a União não pode querer “tomar de volta aquilo que já entregou à Prefeitura”. Atualmente, a administração municipal faz a gestão da orla.

“Fui pega de surpresa com essa intimação. Não sei a hora que vai acontecer. Esse processo é antigo e tem relação com a orla de Itacoatiara. São seis os quiosques e o meu é o mais perto da prainha. Temos 23 anos de quiosque e a única fonte de renda da família. Em 2010 ele pegou fogo e já tivemos que refazê-lo e agora tem essa notícia. Estou confiante em Deus e esperando uma reversão dessa liminar”, Elizza Serpa, 54 anos, comerciante. Após a notícia da suspensão, a Elisa chegou a desmaiar por conta da forte emoção. Ela foi socorrida pelos frequentadores e se restabeleceu rapidamente.

O processo para a retirada dos seis quiosques da orla da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, é antigo e os donos do quiosque 6 foram pegos de surpresa com a intimação. O documento foi emitido pela Prefeitura de Niterói para cumprimento de processo administrativo com determinação de sentença judicial.

Também foi criado um abaixo assinado virtual para reunir assinaturas e o movimento em defesa do quiosque ganhar força, pelo site https://bit.ly/2YpnSlc .

Em apuração…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quinze =