Simulador da Urna Eletrônica está disponível gratuitamente na internet

Raquel Morais

Diferente de todos os anos, em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza algumas urnas para simulação do voto em locais de grande circulação de pessoas, por causa da pandemia esse teste será diferente. Foi disponibilizado na internet um simulador da votação onde o eleitor poderá treinar o voto, com partidos e números fictícios, para escolher no próximo domingo vereadores e prefeitos das cidades do Rio de Janeiro.

As urnas eletrônicas eram instaladas em terminais rodoviários e feiras livres, e agora o equipamento online pode ser acessado através do site https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/simulador-de-votacao . Para quem é deficiente visual também há a opção online de audiodescrição, assim como acontece na urna física. Para o teste são disponibilizados cinco partidos: Folclore, Esportes, Ritmos Musicais, Partido das Profissões e o das Festas Populares; com três opções de vereadores para cada partido.


De acordo com nota cada candidato a vereador tem um número formado por cinco algarismos. Quem não tiver escolhido um nome, mas quiser votar em um partido, basta digitar os dois primeiros algarismos. Para votar no candidato exato, precisa digitar o número completo. Vai aparecer na tela a foto dela ou dele, com o nome, o número e o partido. Se estiver tudo certo, é só confirmar, no botão verde. Já para prefeito o número do candidato é o mesmo que o do partido. Ao digitar, aparecem na tela as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número e o partido. Aí, basta confirmar ou corrigir.

É recomendado que no dia das eleições o eleitor leve uma ‘cola’ para facilitar na hora do voto. Esse lembrete deve ser anotado em um papel já que não será permitida a entrada de equipamentos eletrônicos. O Brasil tem 148 milhões de eleitores, 518 mil candidatos a vereador e 19.342 de prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 17 =