Sesc RJ abre edital de R$ 10 milhões para seleção de projetos artísticos

Atriz Dira Paes fez a apresentação do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022 no Sesc Copacabana. Iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, que tem como objetivo incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia da Covid-19. Inscrições de projetos artísticos poderão ser feitas de 24 de agosto a 7 de outubro. A iniciativa se propõe a fomentar, apoiar e estimular a produção artística e cultural do Estado do Rio de Janeiro, comprometendo-se com a formação de público e com a inclusão social. No total, serão destinados R$ 10 milhões para as produções artísticas.

Os detalhes do edital foram apresentados pela atriz Dira Paes em evento no Sesc Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, para público limitado e com transmissão on-line. Serão aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, apresentações de dança, temporadas de teatro, dança, circo, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais, destinados aos públicos adulto e infantil.

As apresentações estão previstas para serem realizadas em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e áreas ao ar livre de abrangência das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística. Podem se inscrever pessoas jurídicas do Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, artistas, curadores, produtoras artísticas, companhias e grupos teatrais e de dança que contemplem atividade artística em seu estatuto ou contrato social. Também serão aceitos Microempreendedores Individuais (MEI).

A seleção se dará em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na terceira etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dois =