Servidores efetivos elegem novos membros para Conselhos do Itaprevi

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) realizou na última segunda-feira a eleição para a escolha dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal. Ao todo, 637 servidores, entre aposentados e funcionários efetivos ativos participaram da votação. Os novos eleitos foram conhecidos pouco depois das 20 horas, horário de término da apuração dos votos. Os conselheiros eleitos terão o mandato de dois anos, de maio de 2017 a maio de 2019, e assumirão os deveres e responsabilidades da função.

Segundo a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas, o processo eleitoral ocorreu com tranquilidade durante todo o dia e uma Comissão, composta por quatro servidores do Instituto, ficou com a incumbência de organizar a votação e auxiliar os votantes, caso houve necessidade.
Também não houve nenhum impedimento para os servidores aptos e dentro dos requisitos que quiseram se candidatar a membros dos conselhos.

“Conseguimos realizar uma votação transparente e dar publicidade ao processo. A eleição para os conselhos teve um aumento considerável em relação a última eleição de 2015, onde tivemos apenas 100 votos. Sem contar no número de candidatos, que também aumentou. Espero que nas próximas eleições, este número aumente ainda mais. E que os servidores do Instituto possam participar deste processo democrático e eleger seus representantes, com o objetivo de fiscalizar e zelar pelo Instituto, que é patrimônio do servidor efetivo municipal”, destacou Andréia Daumas.
O número de candidatos concorrendo a uma vaga nos conselhos também aumentou. No Conselho Administrativo foram seis chapas. Já no Conselho Fiscal foram três chapas de servidores ativos; uma chapa de representantes da Câmara Municipal e duas chapas representando os aposentados. Aposentada desde abril deste ano, após 32 anos de trabalho efetivo na Prefeitura de Itaboraí, sendo 20 anos só no Itaprevi, a titular da chapa representando os aposentados no Conselho Administrativo, Jocimar Buriche de Figueiredo foi eleita com 301 votos, ao lado de sua suplente Josiléa Cordeiro da Silva. “Esta foi à primeira vez que me candidatei, pois foi nesta gestão que me senti mais segura e confortável para isso. Eu zelo muito pelo meu nome e vou honrar os votos que obtive e ajudar a zelar pelo nosso patrimônio”, destacou Jocimar.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza indicou os servidores Rafael Moraes e Odinete Mello para compor o Conselho Administrativo; e Edvaldo Daumas e Bárbara Lemos para integrar o Conselho Fiscal. A posse dos novos conselheiros deverá ocorrer ainda este mês.

Dentre as atribuições dos membros do Conselho Fiscal está a de fiscalizar a administração financeira e contábil do Instituto; examinar as prestações de contas dos servidores responsáveis por bens e valores da autarquia e proceder à verificação de caixa, quando entender oportuno.

Já para o Conselho de Administração, as atribuições são de estabelecer políticas básicas do Instituto, visando à realização de seus objetivos; acompanhar as estratégias de investimentos; deliberar sobre a prestação de contas e os relatórios de execução orçamentária; garantir pleno acesso das informações referentes à gestão do Regime aos segurados e dependentes e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =